Montenegro quer salário mínimo "nos 1.600 euros" (e médio nos 3 mil)

  • 06/12/2025

"Nós não queremos crescer 2% ao ano. Queremos crescer 3%, 3,5%, 4%. Nós queremos que o salário mínimo não chegue aos 1.100 [euros]. Esse é o objetivo que temos para esta legislatura, mas nós queremos mais. Que chegue aos 1.500 ou aos 1.600", disse hoje no encerramento do X Congresso Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), no Porto.

 

O primeiro-ministro, que na sexta-feira tinha sugerido aproveitar a oportunidade da possível mudança das leis laborais para elevar o salário mínimo para os 1.500 euros e o médio para 2.000 ou 2.500, disse hoje não querer "que o salário médio chegue aos 1.600 ou 1.700", mas sim que "chegue aos 2.500, 2.800 ou 3.000 euros".

Também na sexta-feira à noite, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou o primeiro-ministro de estar a "lançar uma cenoura" aos trabalhadores ao falar no aumento do salário mínimo para 1.500 euros, numa tentativa de esvaziar o conteúdo da greve geral.

Quer à entrada e à saída do Auditório Nobre do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), onde decorreu o congresso dos autarcas social-democratas, Luís Montenegro não quis prestar declarações aos jornalistas.

"Nós queremos, efetivamente, criar a riqueza que possa combater a pobreza. Nós queremos um país que pense e execute um projeto de desenvolvimento que possa ser duradouro, que possa ser consistente, que possa ser suficientemente robusto para, cada vez mais, ser exemplar, como já é, hoje, à escala europeia", frisou no seu discurso.

O líder do PSD atirou ainda aos que "duvidam" da ambição do Governo: "São os mesmos que duvidaram no ano passado que nós atingíamos as nossas metas orçamentais e económicas. Superámo-las. São os mesmos que este ano tornaram a duvidar e nós vamos tornar a superar", assegurou.

O primeiro-ministro antecipou também que "daqui a um ano" as suas palavras "vão fazer ainda mais sentido", tal como daqui a quatro anos, no final da legislatura e dos mandatos autárquicos, que terminam ambos em setembro de 2029.

Em face dessa confluência de calendários, o primeiro-ministro afirmou que quer o Governo, quer os autarcas do PSD, que são a maioria na sequência das eleições autárquicas de outubro, têm "a faca e o queijo na mão" quanto à transformação do país.

"Está nas nossas mãos, não nas mãos de mais ninguém", frisou, avisando que os social-democratas terão "mesmo de governar bem no Estado central e no Estado local".

Para Luís Montenegro, "se a maioria dos autarcas tem uma filosofia política mais próxima daquela que tem o Governo, o nível de responsabilidade do partido dominante ainda é maior".

"Nós não temos que ter medo disso. Nós temos é de pegar nisso e utilizar isso bem", disse aos autarcas do PSD.

No seu discurso, disse ainda querer que os eleitos pelo PSD, quer militantes ou não, estejam junto do partido "porque são qualificados, porque sabem fazer bem, porque representam aquilo que há de bom" nas comunidades.

"Para combater os extremismos, os populismos, aqueles que têm tendências ditatoriais, autoritárias, nós precisamos mesmo de ir buscar os melhores, aqueles que são bons e enfrentar aqueles que são menos bons", classificou.

Reforçou ainda que "à escala local e intermunicipal, há todas as condições para que o nível de competências possa ser reforçado, evidentemente, com condições financeiras próprias".

"Nós temos mesmo de confiar nos autarcas. E nós temos mesmo de tirar burocracia, simplificar os procedimentos à luz da confiança" com o "reverso da medalha" de "penalizar mais quem violar esse princípio da confiança".

Assim, comprometeu-se a rever o Código dos Contratos Públicos (CCP) e "simplificar licenciamentos", bem como agilizar pareceres e rever prazos para pronúncias.

Leia Também: Salário mínimo de 1.500€? PS acusa Montenegro de "lançar cenoura"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2900628/montenegro-quer-salario-minimo-nos-1600-euros-e-medio-nos-3-mil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes