Montenegro faz "homenagem" a Pinto Balsemão. "Símbolo dos nossos valores"

  • 21/10/2025

"Foi com muita consternação que recebi em primeira mão a notícia e transmiti ao Conselho Nacional do PSD. Naturalmente, prestámos já uma profunda, justa, calorosa, homenagem àquele que é o símbolo da nossa formação, dos nossos valores e instrumento de intervenção no nosso país", disse, em declarações aos jornalistas.

 

Em Lisboa, o chefe de governo lembrou ainda Joaquim Magalhães Mota e Francisco Sá Carneiro, que ao lado de Pinto Balsemão, fundaram o PPD-PSD: "Patrocinaram e fomentaram o ato de Constituição do PPD, ex-PSD, estruturando a sua matriz ideológica e afirmando os seus princípios programáticos e valores que ainda hoje nos inspiram e alimentam".

Apontando que foram estes valores que ainda nas recentes Autárquicas inspiraram candidaturas, Montenegro falou também do "poder público em representação do povo".

"Fomos sempre muito inspirados nesse ato fundador e é de facto uma notícia muito triste - de alguém que foi sempre muito próximo e presente, até ao fim. Sempre com uma palavra amiga, de estímulo, apreciação e análise que em todas as campanhas eleitorais, todos os momentos de reflexão, nunca escondeu os seus pontos de vista e muitas vezes nos espicaçava para aprofundarmos a social-democracia à luz daquela que é a situação hoje do país, da Europa e do mundo", afirmou.

Notando que Pinto Balsemão era também um fundador da democracia, Montenegro referiu ainda Pinto Balsemão como antigo primeiro-ministro. "De também por via não só da liderança do PSD, mas da liderança do Governo, transformar a vida do país", considerou.

Montenegro referiu que deverá ser decretado luto nacional no dia em que as cerimónias fúnebres foram realizadas, cerimónias estas para as quais ainda não há informações públicas.

Montenegro recordou Balsemão como alguém, que como primeiro-ministro e líder do PSD, conseguiu "transformar a vida do país e consumar em decisões políticas os princípios de valorização da iniciativa privada, os princípios de respeito pelos valores e direitos fundamentais dos cidadãos, o acesso à saúde, o acesso à educação, o acesso à mobilidade, o acesso à habitação, como instrumentos de dignidade da pessoa e de promoção de uma verdadeira igualdade de oportunidades".

"Esses princípios são ainda da matriz identitária do PSD e, portanto, é com profundo pesar e muita, muita tristeza que nós recebemos esta notícia", disse.

O líder do PSD destacou ainda o papel de Pinto Balsemão na formação de uma "comunicação social livre" em Portugal.

"A fundação, nomeadamente do Expresso e depois mais tarde do grupo Impresa, são boas demonstrações da vontade que a personalidade de Francisco Pinto Balsemão sempre teve, para além da intervenção política direta através da instituição que fundou, o PSD, através dos cargos públicos que desempenhou, também na sua vida profissional acabou por dinamizar e aprofundar a nossa democracia", afirmou.

Questionado sobre o eventual cancelamento da agenda do primeiro-ministro, disse que ainda não se tinha reorganizado, acrescentando que "apesar de sabermos o estado de saúde" em que Pinto Balsemão se encontrava, "o acontecimento não estava, naturalmente nas previsões e expetativas".

"Foi sempre um lutador e conseguiu já debelar muitos momentos de fragilidade. Desta vez, encontrou-se com esta partida e nós estamos com a família dele e com o percurso", afirmou.

Sobre se se recordava da última vez que trocou impressões com o militante número um do PSD, Montenegro disse ter falado com ele "antes e depois das eleições legislativas", "por alturas do verão".

Fundador e militante número um do PSD, Balsemão chefiou o VII e o VIII governos constitucionais, entre 1981 e 1983. Fundou o jornal Expresso, antes do 25 de Abril, e mais tarde a SIC.

[Notícia atualizada às 23h32]

Leia Também: Memórias de Balsemão entre o "bom amigo" Soares e Sá Carneiro, "o estadista"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2874730/montenegro-faz-homenagem-a-pinto-balsemao-simbolo-dos-nossos-valores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes