Montenegro e Spinumviva? "Não passamos atestados de pureza", diz MP

  • 17/12/2025

Num dia marcado pelo arquivamento da averiguação preventiva à Spinumviva, o procurador-geral adjunto e diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Rui Cardoso, esclareceu alguns detalhes sobre o caso, que foi investigado ao longo de nove meses.

 

Na "Grande Entrevista" da RTP, Rui Cardoso foi questionado sobre se, arquivada esta investigação preventiva, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, estava livre de qualquer suspeita.

"Nós, Ministério Público [MP], não passamos atestados de pureza, não fazemos sindicância à vida das pessoas - nem ao primeiro-ministro, nem a ninguém", referiu o procurador-geral adjunto, sublinhando que as denúncias de suspeitas recebidas não tinham, no entendimento do MP, a possibilidade "de se enquadrarem naquilo que a lei chama de notícia de crime - ou seja, haver um relato de factos que são suscetíveis de integrarem crime".

"Face à prova que foi recolhida, e não havendo razões para haver mais diligências, foi recolhida prova com segurança de que não havia notícia de crime. Não foi feito o inquérito, não foram usados os meios de obtenção de prova que a lei processual penal permite - que são muito mais potentes, intrusivos, para a finalidade - aquilo que foi feito permitiu chegar a essa conclusão. Foi encerrado, tão cedo quanto possível", reforçou.

Sobre se tivessem sido usados outros meios de prova se seria possível chegar a outra conclusão, o diretor do DCIAP apontou que "relativamente a este facto não". Mas alertou: "Não podemos garantir, face a esta pessoa ou a outra, que com outros meios de prova não se descobrem outros crimes. Para qualquer pessoa. Não havia fundamento para o fazer e não foi feito".

Após críticas, MP diz que "ninguém foi obrigado a nada"

Rui Cardoso foi também abordado acerca das críticas deixadas pelo primeiro-ministro, que disse durante uma comunicação ao país, já depois de o arquivamento ser público, que a averiguação feita foi, "na prática, um autêntico inquérito criminal".

Sobre estas queixas, o diretor do DCIAP negou, no entanto, que se tenha ido mais além do que a lei permite: "Não foi um inquérito criminal. Nada foi feito para além daquilo que a lei permite. Não foi usado nenhum meio de obtenção de prova que a lei processual penal reserva ou exige autorização de juiz. Aquilo que foi feito, foi feito dentro da lei. O inquérito processual penal tem muitos mais meios. Com os meios do inquérito processual-penal a prova que foi recolhida teria sido recolhida em poucas semanas".

Sublinhando que o que foi obtido deu "segurança" para o desfecho do arquivamento, Rui Cardoso referiu que "de modo algum se extravasou ou se foi além do que seria possível".

Ainda quanto a Montenegro ter falado sobre elementos pedidos pelo MP que terão levado, a seu ver, "a uma inversão do ónus da prova", o que terá obrigado a família a demonstrar que não praticaram algum crime, o procurador-geral-adjunto foi assertivo, dando conta de que "não aconteceu nada disso", pois "foram convidadas várias pessoas a juntar documentos. E foi isso que foi feito. Não houve qualquer inversão do ónus da prova".

E exemplificou: "Não posso entrar na sua casa sem autorização, mas, se me autorizar, ninguém tem nada a ver com isso. Extratos bancários? Se quiser dar, não estou a obrigá-lo. Ninguém foi obrigado a nada. Foram convidados. Foi isso que aconteceu"

O diretor do DCIAP foi ainda mais esclarecedor dizendo que o primeiro-ministro poderia "evidentemente" não o fazer.

Leia Também: "Sofrendo por ver os meus sofrer, esperei com tranquilidade este dia"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2906263/pm-queixou-se-de-inquerito-criminal-nao-nada-foi-feito-alem-da-lei#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes