Montenegro diz que Portugal "está na moda": "Europa olha para nós"

  • 26/01/2026

"Estamos num bom momento, estamos de alguma maneira na moda, estamos mesmo, a Europa olha para nós, a Europa olha para as nossas empresas, a Europa olha para os nossos recursos humanos, em particular para os mais jovens e qualificados, a Europa e o mundo olham para a nossa aptidão para as tecnologias, a Europa e o mundo olham para a nossa localização, a Europa e o mundo olham para a nossa segurança, a Europa e o mundo olham para a nossa estratégia em áreas fundamentais como a energia e a água", disse.

 

Durante o lançamento da Carteira Digital da Empresa no Palácio da Bolsa, no Porto, onde marcaram presença os ministros da Justiça, da Economia e da Reforma do Estado, Luís Montenegro vincou que Portugal é hoje um país estável do ponto de vista económico, financeiro e político.

"É um país com um crédito internacional de que talvez cá dentro nós não nos apercebamos, pelo menos na dimensão com que esse efeito se vai sentindo e traduzindo externamente, mas é um país com elevados fatores de competitividade que o tornam cada vez mais atrativo", assinalou.

Luís Montenegro destacou ainda que Portugal está num bom momento porque está à frente em muitos fatores que o distinguem para poder ser escolhido para fixar investimentos que podem alicerçar ecossistemas económicos em várias áreas de atividade e que podem ser um contributo inestimável para a retenção e atração de talento.

Montenegro garantiu que não vai desistir da vontade "de ir mais longe e de fazer mais" pelo país, acrescentando que é preciso ambição com responsabilidade e sentido de realismo, confiança e capacidade transformadora.

E, a título de exemplo, o social-democrata recordou que o Governo tem investido "numa fiscalidade mais amiga do trabalho das pessoas e mais amiga das empresas e na guerra à burocracia".

E quer investir numa flexibilidade no mercado de trabalho que, não pondo em causa o centro dos direitos dos trabalhadores, possa ser suficientemente indutora de capacidade dinâmica para as empresas arriscarem mais, contratarem mais e poderem, com isso, ser mais lucrativas para pagar melhores salários e poderem multiplicar os seus investimentos.

"E o efeito que nós desejamos é daqui a alguns anos estarmos a crescer o dobro do que crescemos hoje, é daqui a alguns anos os nossos salários, sobretudo o salário médio que é aquele que está no nosso horizonte elevar, possa estar ao nível dos melhores da Europa. Sim, há condições para isso", ressalvou.

Empresários passam a partir de hoje a ter acesso a documentos como o Cartão da Empresa e situação contributiva na Carteira Digital da Empresa que funcionará através de uma extensão da aplicação gov.pt.

A Carteira Digital da Empresa terá disponíveis, numa primeira fase, o Cartão da Empresa, o Documento de Situação Contributiva da Segurança Social, o Documento de Situação Tributária da Autoridade Tributária e o Registo Central do Beneficiário Efetivo.

Leia Também: Apoiar candidatos? "Não estou em silêncio, estou focado em governar"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926288/montenegro-diz-que-portugal-esta-na-moda-europa-olha-para-nos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes