Monólogo de peça de teatro portuguesa gera invasão de palco na Alemanha

  • 17/02/2026

A peça de Tiago Rodrigues estreou-se no sábado numa sala de espetáculos em Bochum, na região da Renânia do Norte-Vestefália, com encenação de Mateja Koleznik.

 

De acordo com o jornal britânico The Guardian, no monólogo final da peça - cuja personagem é um político de extrema-direita -, o ator Ole Lagerpusch foi insultado e vaiado pelo público, foi-lhe atirada uma peça de fruta e duas pessoas conseguiram subir ao palco, numa tentativa de o retirarem de lá.

O porta-voz do teatro, Alexander Kruse, considerou este ataque "completamente inaceitável", enquanto a encenadora Mateja Koleznik manifestou choque pela "estupidez e brutalidade" do incidente, escreveu o The Guardian.

"Fiquei realmente surpreendida com a estupidez. Nunca pensei - ninguém pensou - que alguém da plateia saltasse para o palco e tentasse bater no ator. Eu esperaria isso das pessoas contra as quais votamos, mas não das pessoas que deveriam estar do nosso lado", disse a encenadora.

"Catarina e a beleza de matar fascistas", estreada em 2020 em Guimarães, é uma peça de teatro escrita e encenada por Tiago Rodrigues, e fala de uma família que tem por tradição matar fascistas.

Numa casa de campo, no sul de Portugal, a família reúne-se para que o seu elemento mais jovem, Catarina, possa iniciar-se no ritual, matando o primeiro fascista que fora raptado de propósito para ser morto.

O dia que estava previsto para ser de festa, beleza e morte, acaba porém por principiar um conflito familiar, pois Catarina revela-se incapaz de matar, recusando-se a ser iniciada no ritual familiar.

A peça termina com um longo discurso de um membro do partido então no poder, que fala numa nova República, numa nova Constituição e em mais de meio século de um país "governado por bandidos" e que, então no poder, critica "as minorias que não respeitam as maiorias".

Em 2020, quando a peça se estreou em Portugal, Tiago Rodrigues explicava aos jornalistas o monólogo final: "Escrevi um discurso para uma personagem que está nesta peça, um populista de extrema-direita que chegou ao poder. Não dou um nome ao movimento, o mais importante não é o nome do movimento, mas sim as ideias desse movimento".

Para o encenador, trata-se de uma "abordagem muito clara à ameaça da ascensão de populismos de extrema-direita, de tendência fascista, para não lhe chamar efetivamente fascistas".

A peça tem-se mantido em cena desde 2020, com muitas sessões esgotadas, acumulando prémios e representações em salas internacionais de espetáculo, nos diferentes continentes.

Em Roma, a sua estreia foi acompanhada de protestos de forças de extrema-direita, com um deputado do partido Irmãos de Itália (Fratelli d'Italia, agora no Governo), Federico Mollicone, a pedir que o espetáculo fosse retirado do cartaz.

Leia Também: "Catarina e a Beleza de Matar Fascistas" estreia língua portuguesa no National Theatre

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2940912/monologo-de-peca-de-teatro-portuguesa-gera-invasao-de-palco-na-alemanha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes