Momento de aflição: Bombeiro salva menina que se engasgou com brinquedo
- 13/01/2026
Uma menina de quatro anos engasgou-se, acidentalmente, com o sapato de uma pequena boneca na noite de segunda-feira, no Sul do Paraguai. O incidente causou momentos de angústia, mas teve um desfecho feliz graças à rápida intervenção dos bombeiros voluntários de Ñemby.
O momento foi captado pelas câmaras de videovigilância do local e as imagens foram entretanto divulgadas pela corporação.
Segundo explicaram familiares aos meios de comunicação locais, a menina começou a apresentar dificuldades respiratórias após ter engolido um objeto estranho. Sem conseguir ajudá-la no local, a mãe e avó decidiram levá-la ao quartel dos bombeiros da cidade.
No local, um voluntário prestou socorro imediato à menina. Álvaro Maidana explicou que seu colega, Tadeo, realizou a manobra de Heimlich e compressões torácicas, e acabou por perceber que, na origem do engasgamento, estava um pequeno sapato de um brinquedo.
Nas redes sociais, os bombeiros reiteraram o apelo aos pais e responsáveis para que redobrem a atenção com crianças pequenas, especialmente no que diz respeito ao uso de brinquedos ou objetos que possam representar risco de sufocamento.
Como agir em caso de obstrução da via aérea?
Como sublinham os bombeiros locais, a rapidez dos mesmos foi "fundamental", mas "o primeiro elo da sobrevivência está sempre em casa". "Como pais, estar preparados pode fazer a diferença entre um susto e uma tragédia", referem.
Nesse sentido, as autoridades destacam alguns pontos a ter em conta em casos de obstrução da via aérea, habitualmente designada como engasgamento:
- Identificação rápida: Se a criança tiver as mãos no pescoço, dificuldade em respirar, o rosto ficar roxo ou não conseguir emitir sons, estamos perante uma obstrução total;
- Manobra de Heimlich: Segundo os bombeiros de Ñemby, é "fundamental aprender a técnica certa para crianças (ajustando a força e a postura). Alguns segundos de ação correta valem mais do que qualquer ambulância a caminho";
- Evite o pânico e o "gancho": Nunca tente tirar um objeto com os dedos às cegas, pois pode estar a empurrá-lo ainda mais.
Também por cá, o Serviço Nacional de Saúde e o INEM já deixaram algumas indicações sobre como agir em caso de obstrução da via aérea:
Leia Também: Onda "gigante" mata uma pessoa e fere 35 em praia na Argentina













