Moliceiro afunda em Aveiro devido ao mau tempo
- 09/12/2025
O mau tempo da última madrugada fez estragos também em Aveiro, desta vez no Clube de Vela Costa Nova. A forte ondulação e a chuva fizeram afundar um moliceiro que estava temporariamente ancorado naquele porto de abrigo.
O clube recorreu às redes sociais, esta manhã, para dar conta do sucedido e partilhar imagens do momento.
"O mau tempo desta madrugada voltou a fazer estragos no Clube de Vela Costa Nova. A forte ondulação de sudeste, conjugada com a força da vazante e a chuva, colocaram no fundo um barco moliceiro que estava temporariamente ancorado no nosso porto de abrigo", lê-se na publicação, que explica também que o moliceiro será retirado quando a maré baixar.
A embarcação ficou, entretanto, entre o fundo e o pontão quebra-mar.
O distrito de Aveiro está sob aviso amarelo até às 06h00 da próxima madrugada, esperando-se ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados por chuva, vento e agitação marítima devido aos efeitos da depressão Bram, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido já avisos.
Em comunicado, o IPMA adianta que a depressão Bram (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda) formou-se no Atlântico ocidental e avança para leste em direção ao arquipélago dos Açores para depois seguir em direção à Irlanda.
Segundo o IPMA, "esta depressão tem associada uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, que irá atravessar o território do continente gradualmente partir da tarde de dia 9 [hoje], de noroeste para sueste, passando na região sul apenas durante a madrugada/manhã de dia 10 [quarta-feira]".
Por causa desta situação, na generalidade do território do continente ocorrerá chuva persistente, e por vezes forte, a partir do início da manhã de hoje no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.
Adicionalmente, este episódio virá acompanhado de vento forte do quadrante sul no litoral oeste e nas terras altas até meio da tarde de hoje, com rajadas entre 70 e 90 quilómetros por hora (km/h), em especial nas regiões Norte e Centro.
Leia Também: Quedas de árvores e derrocadas. Mau tempo causa 30 ocorrências nos Açores













