Moedas apela a lisboetas para não saírem de casa. "Noite difícil"

  • 01/02/2026

"Nós vamos ter esta noite uma noite difícil. Os nossos presidentes da Junta de Freguesia, a nossa Proteção Civil, os nossos bombeiros têm estado a trabalhar o dia todo para desentupir as sarjetas, para limpar, para fazer tudo aquilo que é necessário para estarmos protegidos durante a noite", disse hoje Carlos Moedas em declarações aos jornalistas, na cidade Universitária.

 

Face às previsões meteorológicas, o autarca reforçou o apelo à cautela: "Eu pedia que tenham cuidado esta noite. A partir da meia-noite vamos estar em aviso laranja. Se puderem não sair de casa, se puderem estar em casa esta noite, resguardar-se, fixar tudo o que está fora de casa, nas varandas, nos terraços, ter esses cuidados. Eu acho que é muito importante estarmos preparados".

"Os nossos serviços têm estado a trabalhar há vários dias, mas hoje intensificámos a limpeza para evitar qualquer tipo de cheia", detalhou.

Carlos Moedas adiantou que a informação que tem "é de muita chuva e também muito vento a partir da meia-noite e, sobretudo, à volta das três da manhã. Por isso, mais uma vez, peço, todo o cuidado é pouco. Temos que nos proteger".

O presidente da Câmara de Lisboa assegurou também que haverá "equipas na rua para proteger os lisboetas, seja a Polícia Municipal, bombeiros ou a Proteção Civil. Estamos a atuar 24 horas sobre 24", reforçou.

Além da cidade, Carlos Moedas destacou o apoio que Lisboa tem prestado a outros municípios afetados pela tempestade Kristin: "Eu, como presidente da Área Metropolitana e também presidente da Câmara de Lisboa, tenho estado em contacto com os colegas todos. Falei com a Sra. Presidente da Câmara de Coimbra, o Sr. Presidente da Câmara de Leiria, em todos os municípios, tenho falado pessoalmente e estou em contacto também com todos os municípios de Lisboa para darmos a maior ajuda possível".

O autarca sublinhou os meios já enviados: "Nós já enviámos várias viaturas, [incluindo] com os nossos bombeiros voluntários, com equipas técnicas e também equipas de avaliação. Enviámos geradores, enviámos máquinas, eletrobombas".

O Comando de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo alertou para a manutenção da subida dos caudais no rio Tejo e afluentes, prevendo inundações, cheias, deslizamentos de terras, derrocadas e arrastamento de objetos. Estradas já foram afetadas em Abrantes, Torres Novas, Sardoal e Vila Nova da Barquinha, e os serviços têm atuado para minimizar os impactos.

O Governo alargou hoje a situação de calamidade a mais nove concelhos e prolongou a sua vigência até 08 de fevereiro, na sequência dos danos causados pela tempestade Kristin e do risco extremo de cheias nos próximos dias.

Além dos 60 concelhos já abrangidos, passam a estar em situação de calamidade os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcácer do Sal, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Sever do Vouga.

Leia Também: Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo alerta para cheias e derrocadas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930652/moedas-apela-a-lisboetas-para-nao-sairem-de-casa-noite-dificil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes