Modi espera encontrar-se com Putin na Índia em dezembro
- 18/11/2025
"O primeiro-ministro transmitiu as suas cordiais saudações ao Presidente Putin e disse que espera recebê-lo na Índia no próximo mês", afirmou o gabinete de Narendra Modi num comunicado.
O Governo indiano também informou que Modi e Patrushev, durante a reunião, trocaram opiniões sobre o fortalecimento da cooperação marítima, incluindo novas oportunidades em conectividade, desenvolvimento de capacidades, construção naval e economia azul.
A embaixada russa em Nova Deli afirmou em comunicado que, para além do reforço da cooperação russo-indiana, nomeadamente no setor marítimo, as duas partes discutiram os preparativos para a cimeira bilateral prevista para o início de dezembro.
O encontro coincide com a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, S. Jaishankar, a Moscovo, onde se reuniu com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, e com Putin.
Em agosto, a administração do Presidente do norte-americano, Donald Trump, impôs tarifas de 50 por cento sobre os produtos indianos como punição pela compra de petróleo russo pela Índia.
Desde o início da guerra na Ucrânia, Nova Deli tem mantido uma posição equilibrada, evitando condenar Moscovo e aumentando significativamente as suas importações de petróleo bruto russo.
Esta posição valeu-lhe críticas de Washington, com Trump a acusar a Índia e a China na ONU de "financiar a Rússia".
Na sequência das sanções impostas por Washington, a Índia tem justificado a compra de petróleo russo com a necessidade de garantir a "segurança energética" dos seus 1,4 mil milhões de habitantes.
Putin não visita a Índia desde dezembro de 2021, quando participou numa cimeira bilateral com Modi.
O seu eventual regresso poderia reforçar a aliança estratégica entre Moscovo e Nova Deli.
Leia Também: Putin e Netanyahu discutem por telefone situações em Gaza, Irão e Síria













