Modelo Maria Borges denuncia marido por violência doméstica e abuso

  • 29/11/2025

A modelo angolana Maria Borges fez uma denúncia pública sobre o ex-companheiro. A manequim revelou ser uma vítima de violência doméstica e confessa que foi "abusada físicamente, emocionalmente e financeiramente" durante vários anos. 

 

Num longo texto publicado na sua página de Instagram, Maria refere que o homem com quem manteve uma relação de mais de uma década e com quem tem uma filha agrediu também membros da sua família, que lhe roubou "centenas de milhares de dólares", que se apropriou da sua casa com outra mulher e que teve agora coragem para falar. Nesta publicação, a manequim mostra ainda a cara do ex-companheiro e uma cena de violência.

"A maioria das pessoas conhece-me como uma supermodelo angolana que saiu de um orfanato para as passarelas internacionais. As pessoas veem as luzes, as câmaras, a moda e a confiança. Veem a força que demonstro ao mundo. O que muitos não veem é o medo que tenho sentido em silêncio durante anos. Elas são partes da minha vida que eu nunca partilhei porque eu tinha vergonha, humilhação e medo pela minha segurança", começa por explicar a manequim de 33 anos.

"Hoje, decidi falar. Deveria ter falado há muito tempo, mas o medo manteve-me calada. Estive numa relação durante dez anos com um homem chamado Perikles Balde Fernandes Mandinga, que abusou de mim de todas as formas possíveis. Experimentei abuso físico, emocional e financeiro. Ele também levantou a mão contra as mulheres da minha família", refere Maria Borges.

"Ao longo destes anos, chamei a polícia inúmeras vezes. Tenho relatórios policiais de violência doméstica nos Estados Unidos e em Portugal. Tenho provas de tudo o que estou a dizer. Tenho a custódia total da minha filha nos Estados Unidos e documentos que provam que ele nunca nos deu um único cêntimo para nos sustentar. Cresci sem pais. Ele sabia que eu era jovem, bem-sucedida, financeiramente estável e confiante. Ele sabia que eu não tinha ninguém para me guiar ou proteger. E ele aproveitou-se disso. Eu estava profundamente apaixonada e acreditei nas suas boas intenções, não assinei um acordo pré-nupcial e ele roubou-me centenas de milhares de dólares, incluindo propriedades que ele nunca contribuiu financeiramente para adquirir", conta também a modelo angolana. 

Maria Borges refere ainda que quando engravidou do seu ex-companheiro não teve apoio nenhum e que este a abandonou, mantendo uma relação com outra mulher que, inclusivamente, levou para sua casa. 

"Quando engravidei da minha filha, continuei a sustentar a minha família, preparando-me para criar a minha filha sozinha. Ainda a estou a criar sozinha hoje. Ele nunca nos apoiou. Ele nunca ajudou com a criança. Ele nunca contribuiu com um único cêntimo. Em vez disso, abandonou-nos ainda casado comigo. Ele engravidou outra jovem mulher e mudou-a para a minha casa em Portugal sem o meu consentimento. Até hoje, ele recusa-se a deixar a casa onde eu trabalhei. Os seus pertences, os pertences dela e os pertences do novo bebé deles continuam dentro da casa que paguei com anos de trabalho árduo", refere.

"A jovem começou a fazer o cabelo dela dentro da minha casa. Ela vestiu a minha roupa e até o meu perfume de assinatura. Uma vez convidou-me para lutar, algo que eu nunca faria porque não sou essa pessoa. Eu não a culpo. Ela também é vítima de manipulação e abuso. Nada disto é culpa dela", diz Maria. 

A modelo diz também que ainda está "legalmente ligada a Perikles Balde Fernandes Mandinga" já que este se recusa a dar-lhe o divórcio a menos que ela lhe dê "acesso a todo o seu dinheiro". "Estou a lutar pela minha segurança, a segurança da minha filha e o nosso futuro". 

No fim da publicação, a manequim refere que vive com medo que este homem "a magoe ou magoe alguém que ela ama" e que, apesar de todas as denúncias "ainda não há ninguém a protegê-la". 

Maria Borges tem uma carreira internacional bem sucedida. Desfila para as mais conceituadas marcas de alta-costura como Givenchy, Jean Paul Gaultier, Kenzo, Pacco Rabanne, Tom Ford, Oscar de la Renta e já marcou presença várias vezes no desfile da Victoria's Secret. 

Portuguesa, angolanas e cabo-verdiana desfilam pela Victoria's Secret

Portuguesa, angolanas e cabo-verdiana desfilam pela Victoria's Secret

A portuguesa Sara Sampaio, as angolanas Maria Borges e Amilna Estevão e a cabo-verdiana Alécia Morais estão entre as modelos que participam, na segunda-feira em Xangai, China, no desfile anual da marca norte-americana de 'lingerie' Victoria's Secret.

Lusa | 22:17 - 19/11/2017

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2896725/modelo-maria-borges-denuncia-marido-por-violencia-domestica-e-abuso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes