Moção de Pureza vence com a grande maioria dos votos na convenção do BE

  • 30/11/2025

As cinco moções de orientação apresentadas na reunião magna bloquista, que termina hoje no pavilhão municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, e juntou 598 delegados, foram votadas de credencial no ar, após as alegações finais.

 

A estratégia política para os próximos dois anos, encabeçada pelo antigo deputado e ex-vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, saiu vencedora, com 372 votos, correspondentes a cerca de 62%.

Entre os subscritores desta moção incluem-se a líder cessante, Mariana Mortágua, os principais dirigentes do partido e os fundadores Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda.

Já a moção S, "Novo Rumo", que elegeu 55 delegados à Convenção, obteve 34 votos.

Este texto foi promovido por dirigentes como Adelino Fortunato (que em 2023 apoiava Mariana Mortágua) ou ex-deputados como Heitor de Sousa e Alexandra Vieira.

A moção H, "Hora de Recomeçar", obteve 16 votos, a moção B, "Reconstruir para um novo ciclo político", teve 13 votos e a moção C, "Mais Bloco, menos tendências", não reuniu qualquer apoio, tendo zero votos.

A comissao de direitos contou com cinco votos brancos e um nulo.

Enquanto os bloquistas aguardavam que a contagem fosse feita, Joana Mortágua, presidente da Mesa da convenção, apelou à paciência: "Já sabem como é que isto funciona, é aquele treino de tríceps e bíceps. Quando começar a doer uma mão ou braço trocam para a outra", gracejou sobre a votação de braço no ar.

A votação das moções teve que ser repetida obrigando a novo esforço de braços, uma vez que a Mesa não tinha sido informada de que havia militantes ainda a contar votos numa outra sala, "incomunicáveis".

Os textos de todas as moções opositoras - e até alguns membros e dirigentes afetos à moção A - apresentaram queixas de falta de democracia interna, centralização excessiva de tomada de decisão, e pouca atenção às bases.

Na anterior convenção, em 2023, a moção de Mariana Mortágua obteve 439 votos, num total de 528 votantes.

Nesse ano estiveram em disputa duas moções de orientação política, com a moção E, encabeçada pelo ex-deputado Pedro Soares (que nesta reunião magna decidiram não voltar a candidatar-se), a obter 78 votos.

Com o mote "Orgulho na liberdade, Luta pela Igualdade", a 14.ª Convenção Nacional do BE, que vai escolher a nova liderança do partido, termina hoje, em Lisboa.

Esta reunião magna, na qual participaram 598 delegados eleitos, marca o fim da era de Mariana Mortágua.

Leia Também: José Manuel Pureza é o novo coordenador do Bloco de Esquerda

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2897182/mocao-de-pureza-vence-com-a-grande-maioria-dos-votos-na-convencao-do-be#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes