Moçambique sem "mãos a medir" contra funcionários corruptos

  • 03/12/2025

"Estamos convictos que se conseguimos encontrar pessoas, processos ou indivíduos, não teremos mãos a medir para, de forma exemplar, atuar", disse o governante, em Maputo, durante o lançamento das celebrações da semana comemorativa do Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção.

 

De acordo Impissa, se a sociedade fosse íntegra, o Estado não precisaria fazer leis e criar instituições, como o gabinete de combate à corrupção, porque ninguém precisaria de ser controlado.

"Se a sociedade fosse justa, não precisava de tudo isto. Então, o combate à corrupção é muito mais profundo", disse o ministro, sublinhando a necessidade de as pessoas perceberem que, antes de serem funcionários públicos, são cidadãos e que também procuram serviços de um servidor público.

A partir de 19 de novembro, Moçambique passou a ter uma Linha Verde telefónica para denúncias de corrupção e irregularidades na contratação pública, com as autoridades a assegurar que se trata de um canal "inclusivo e protetor" para transformar o cidadão em "participante ativo na defesa do bem público".

A Lusa confirmou, na altura, que a Linha Verde 1726 já está em funcionamento, após a assinatura de um memorando entre o Ministério das Finanças e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O instrumento foi também criado para aproximar o cidadão ao sistema de justiça, transformando-o em "participante ativo na defesa do bem público", indica informação da PGR, consultada pela Lusa.

A Linha Verde Nacional de Denúncias Contra a Corrupção e Irregularidades na Contratação Pública representa "um avanço concreto na luta contra a corrupção e na consolidação de uma cultura de integridade, sobretudo no domínio das aquisições públicas do setor que absorve uma fatia significativa das despesas do Estado", referiu a procuradoria-geral moçambicana.

O presidente moçambicano, Daniel Chapo, avisou em 13 de outubro que o "compromisso" do país com o combate "ao martírio" da corrupção "é inequívoco", sendo necessário acabar com o "sentimento de impunidade que reina" na sociedade e na administração pública.

"A corrupção é um fenómeno que destrói a confiança dos cidadãos nas instituições, mina o tecido social, desvia recursos que deveriam servir o povo, enfraquece a economia, compromete o desenvolvimento e amplia as desigualdades sociais", afirmou Chapo.

Leia Também: Banco Mundial: Angola e Moçambique entre piores na relação dívida/riqueza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899024/mocambique-sem-maos-a-medir-contra-funcionarios-corruptos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes