Moçambique redimensiona ensino noturno transitando alunos para o diurno

  • 14/01/2026

A explicação foi dada hoje pelo Ministério da Educação e Cultura, após instalada a polémica e críticas da sociedade moçambicana nos últimos dias à alegada intenção de encerrar totalmente o ensino noturno.

 

"O Ministério de Educação e Cultura nunca conjeturou a eliminação do turno noturno", explicou, em conferência de imprensa, em Maputo, o porta-voz daquele ministério, Silvestre Dava, insistindo: "não há intenção alguma de eliminar o turno noturno, o que vamos fazer é redimensioná-lo".

Em causa está um decreto ministerial de 29 de dezembro passado que determinou que os alunos do ensino secundário do subsistema de Educação Geral do Sistema Nacional de Educação que frequentam o turno noturno passam à modalidade de ensino à distância, provocando críticas e polémica na sociedade moçambicana.

Segundo o documento, assinado pela ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, e que entra em vigor no ano letivo de 2026 - que arranca em 30 de janeiro -, a medida surge pelo entendimento que o turno noturno "enfrenta limitações significativas, como elevados custos financeiros, baixo aproveitamento pedagógico, riscos acrescidos de segurança e inadequação face às novas exigências educativas e do mercado de trabalho".

No despacho, o Governo sustenta a medida defendendo que o ensino à distância apresenta-se como alternativa "viável, segura, flexível e sustentável", oferecendo melhor qualidade pedagógica e maior equidade no acesso.

Hoje, em conferência de imprensa, o ministério avançou que esta reforma no setor visa assegurar o acesso ao ensino a todos os alunos, rejeitando, contudo, que pretende eliminar aquele turno, o qual, assegurou o porta-voz, vai continuar nas escolas que apresentarem condições para tal.

"As direções provinciais de educação, incluindo serviços de assuntos sociais da cidade de Maputo, devem proceder à indicação dos estabelecimentos de ensino que vão continuar a lecionar o ensino noturno. O despacho ministerial sobre o redimensionamento do curso noturno não abrange o subsistema de educação de adultos", detalhou o porta-voz.

Assim, a implementação desta medida vai ser gradual, com o ministério a orientar as direções de educação e os serviços de assuntos sociais de todo o país, bem como as escolas, a assegurar a expansão dos centros de apoio e aprendizagem, fornecendo condições aos locais para garantir o atendimento, pelos professores, dos alunos que vão passar ao ensino à distância, no âmbito da reforma.

"Todos os alunos com idade igual ou inferior a 17 anos deverão ser integrados no turno diurno presencial. É vedada a inscrição de novos ingressos na 7.ª classe no turno noturno", avançou o porta-voz, esclarecendo que, no âmbito do redimensionamento gradual, os estudantes entre 15 e 17 anos podem também ser matriculados no ensino à distância, mediante autorização dos seus encarregados.

Segundo o responsável, no âmbito desta reforma, todas as escolas do ensino básico e secundário que verificarem "pressão elevada" em termo do rácio por turma no turno diurno, devido ao redimensionamento do turno noturno, deverão funcionar em regime de três turnos por forma a assegurar o acesso à educação para todos.

"A organização do horário da escola em três turnos deve ser feita em observância às particularidades de cada escola, sem reduzir o tempo letivo previsto", apelou Silvestre Dava.

Leia Também: Menos de 20% dos danos por desastres naturais em África cobertos por seguros

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919238/mocambique-redimensiona-ensino-noturno-transitando-alunos-para-o-diurno#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes