Moçambique prevê aumento de 3% de rubis em 2026

  • 10/12/2025

Nas previsões orçamentais para o próximo ano, o Governo refere esperar uma produção total de 4.062.546 quilates, que compara com os 3.944.219 quilates esperados para este ano e os 3.946.506 produzidos em 2024.

 

"Esta previsão está associada à paralisação das atividades de produção da terceira maior empresa produtora desta gema", refere o documento do Ministério das Finanças.

Cerca de 70% dessa produção é atualmente para exportação, que o Governo pretende elevar a 79% até 2029.

As receitas com a exportação de rubis recuaram 30% no primeiro trimestre do ano, em termos homólogos, para 5,1 milhões de dólares (4,4 milhões de euros), segundo dados anteriores do banco central de Moçambique.

Esse desempenho compara com os 7,2 milhões de dólares (6,3 milhões de euros), de janeiro a março de 2024, ainda de acordo com o mais recente relatório estatístico sobre as exportações.

Já a Gemfields adiou para o início de 2026 o leilão de rubis da mina moçambicana de Montepuez, alegando os impactos da "sabotagem" diária de centenas de mineiros ilegais na nova unidade em construção naquela área, em Cabo Delgado.

Em comunicado divulgado em outubro, a empresa, que lidera a Montepuez Ruby Mining (MRM), referiu que "tomou a decisão de adiar o leilão habitual de rubis de novembro/dezembro para janeiro/fevereiro" do próximo ano, devido ao "atraso previamente anunciado na entrada em funcionamento definitivo da segunda fábrica de processamento", que foi "agora agravado pela ação de mineiros ilegais".

A Gemfields explicou que o funcionamento da nova fábrica "foi significativamente afetado durante a última semana por mineiros ilegais que, atualmente são entre 250 e 400 por dia, sabotando a infraestrutura de abastecimento da fábrica".

"Além disso, os rubis extraídos ilegalmente que saem da região de Montepuez têm um impacto prejudicial nos preços de mercado e nas receitas fiscais de Moçambique provenientes dos seus recursos de rubis. A Gemfields e a MRM continuam a colaborar com as autoridades governamentais moçambicanas competentes", lê-se no mesmo texto.

A MRM prevê triplicar para 600 toneladas por hora o processamento na mina de rubis no norte de Moçambique, disse em junho à Lusa fonte da Gemfields, que detém 75% da MRM - com uma área concessionada de 34.966 hectares -, sendo os restantes 25% detidos pela empresa moçambicana Mwiriti, num investimento de 70 milhões de dólares (59,8 milhões de euros).

A Gemfields, que detém e opera a mina, reconheceu na altura que a construção da segunda unidade de processamento de rubis, designada de PP2, na MRM, representava "um projeto crucial para aumentar a produção de rubis 'premium' e gerar receitas adicionais para o grupo até ao final de 2025".

A segunda unidade deixa ainda em aberto a possibilidade de expansão "para outras áreas de mineração" naquela concessão da MRM, que emprega atualmente 1.300 trabalhadores, 94% dos quais moçambicanos.

Leia Também: Moçambique quer envolvimento de jovens no combate à corrupção 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2902052/mocambique-preve-aumento-de-3-de-rubis-em-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes