Moçambique negoceia continuidade de Chiquinho Conde como selecionador

  • 05/02/2026

Em comunicado divulgado hoje, a FMF indica que ambas as partes "partilham o interesse de dar seguimento ao trabalho desenvolvido em prol da seleção nacional".

 

O vínculo anterior do selecionador Francisco Querioz Conde Júnior, antigo avançado que se notabilizou em Portugal, em equipas como Vitória de Setúbal, Sporting de Braga e Sporting, expirou a 31 de janeiro último, após ter sido renovado em 28 de agosto de 2024.

No documento, a FMF nega também a informações que alegam interverências, nomeadamente, do poder político, para o regresso de Chiquinho Conde, demarcando-se "categoricamente de qualquer alegação de pressão para a assinatura do referido contrato".

"A Federação reafirma que o processo decorre sob total autonomia e rigor institucional", lê-se no comunicado.

Segundo o organismo que rege o futebol moçambicano, as conversações estão a decorrer num ambiente de entendimento entre as partes: "A FMF esclarece ainda que os trabalhos decorrem num clima de absoluta tranquilidade e respeito mútuo".

A direção sublinha que as decisões estratégicas continuam a ser orientadas por critérios desportivos e pelos interesses da modalidade no país, adiantando que os resultados finais do processo negocial serão anunciados através dos canais oficiais da federação, com um apelo à responsabilidade na circulação de informações.

A abertura de negociações surge depois de, em 29 de janeiro, a FMF ter confirmado o fim do contrato com Chiquinho Conde e anunciado um período de reflexão para definir o perfil do próximo selecionador, sem decisões imediatas.

Na altura, o vice-presidente da FMF para Estudos, Projetos, Marketing e Relações Públicas, Gervásio de Jesus, explicou que a direção executiva se limitou a comunicar a caducidade do vínculo, sublinhando que não existia pressão para uma decisão rápida, aproveitando a ausência de competições oficiais nos meses seguintes.

Chiquinho Conde assumiu o comando dos 'Mambas' em outubro de 2021, sucedendo a Horácio Gonçalves, e conduziu Moçambique a duas fases finais da Taça das Nações Africanas (CAN).

Na CAN2025, os 'Mambas' alcançaram pela primeira vez a passagem à fase a eliminar, após uma vitória sobre o Gabão (3-2), acabando afastados nos oitavos de final frente à Nigéria (4-0).

Na qualificação para o Mundial2026, Moçambique manteve-se na luta pelo apuramento até às últimas jornadas, mas terminou no terceiro lugar do Grupo G, com 18 pontos, atrás da Argélia (25) e do Uganda (18), falhando o acesso direto à fase final.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2933358/mocambique-negoceia-continuidade-de-chiquinho-conde-como-selecionador#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes