Moçambique espera "resultados concretos" para o povo na cimeira do Porto
- 07/12/2025
"Partimos hoje de Moçambique rumo a Portugal para participar na VI Cimeira Bilateral Moçambique-Portugal, com espírito de diálogo, trabalho e compromisso com resultados concretos para o nosso povo", escreveu Daniel Chapo, na sua conta oficial na rede social Facebook, após partir de Maputo.
"Levamos connosco a voz, a esperança e a determinação de todos os moçambicanos", acrescentou, na mesma mensagem.
Daniel Chapo reúne-se na segunda-feira, já no Porto, com a comunidade moçambicana residente na região, o primeiro evento oficial da visita de trabalho que realiza a Portugal até terça-feira.
Moçambique quer "aprofundar" a cooperação económica e promover parcerias com Portugal na cimeira bilateral do Porto, segundo a Presidência moçambicana.
"A VI Cimeira Bilateral tem como objetivos aprofundar a cooperação política e económica, promover investimento e parcerias empresariais, bem como discutir áreas estratégicas como finanças, administração pública, digitalização e energias renováveis", refere a Presidência, em comunicado enviado à agência Lusa, confirmando a visita de Daniel Chapo, ao Porto, norte de Portugal, de 07 a 09 de dezembro.
Acrescenta que durante a cimeira, na terça-feira, também com a presença do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e de 22 ministros dos dois países, está "prevista a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação em diversos domínios, que incluem educação, saúde, agricultura e energia".
"No decurso da visita, o Presidente da República manterá um 'tête-à-tête' com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, durante o qual ambos irão trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos seus países, além de abordar assuntos de interesse comum no quadro das relações bilaterais", explica a Presidência, no mesmo comunicado.
Ainda no âmbito da agenda oficial, Daniel Chapo participará na sessão de abertura do Fórum Económico promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), evento paralelo à cimeira, também no Porto, "orientado para o reforço das oportunidades de negócio e cooperação empresarial entre os dois países".
Segundo a Presidência moçambicana, esta visita de trabalho "constitui uma oportunidade para o contínuo aprofundamento do diálogo político que caracteriza as relações entre Moçambique e Portugal, bem como para o reforço dos laços de amizade, solidariedade e cooperação".














