Moçambique: Comboios descarrilam após vandalização da linha férrea

  • 30/11/2025

De acordo com a fonte dos CFM, os incidentes, registados na noite de sábado e madrugada de domingo (hoje) no distrito de Dondo, foram causados por "atos de sabotagem" na linha, o que resultou no descarrilamento de dois comboios de transporte de carvão mineral, sem registo de vítimas.

 

A empresa moçambicana aponta para um prejuízo de cerca de dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros) devido ao descarrilamento e prevê repor o funcionamento da linha em 24 horas. 

Em 03 de novembro, a empresa pública anunciou a interrupção da circulação de comboio no distrito de Dondo, causada pela vandalização da ferrovia, provocando ferimentos a um dos maquinistas e um prejuízo financeiro avaliado em cerca de sete milhões de dólares (6,4 milhões de euros). 

A circulação foi reposta cerca de dez dias depois do descarrilamento provocado pela vandalização da infraestrutura, investigada pela polícia, que suspeita de antigos trabalhadores.

Também a rede ferroviária sul dos CFM somou este ano prejuízos de dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros) com roubos e vandalizações de infraestruturas, anunciou a empresa em setembro.

Em declarações aos jornalistas à margem do Fórum de Prevenção e Combate à Vandalização de Infraestruturas Públicas, Arnaldo Manjate, diretor de operações ferroviárias dos CFM-Sul, adiantou que só este ano, foram roubados equipamentos e vandalizados aparelhos da linha férrea, incluindo de mudança de via, que custaram à empresa cerca de cinco milhões de meticais (cerca de 67 mil euros), incluindo devido ao arremesso de pedras contra as locomotivas.

Segundo o responsável, a região sul dos CFM tem sofrido também com roubos de carris e travessas metálicas, entre outras peças, ao longo das linhas férreas, materiais que são depois vendidos a sucateiras, conforme informação avançada pela empresa.

A rede ferroviária moçambicana divide-se em três zonas, sul, centro e norte, não conectadas diretamente, mas que por sua vez ligam a vários países vizinhos, como África do Sul, Essuatíni e Zimbabué.

Leia Também: Moçambique: PNUD disponibiliza 268 mil euros para agricultores deslocados

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897376/mocambique-comboios-descarrilam-apos-vandalizacao-da-linha-ferrea#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes