Moçambique arrecadou mais de 4,6 mil milhões em receita desde janeiro

  • 24/12/2025

"Esses resultados refletem, não apenas números, mas o sacrifício, a resiliência e o profissionalismo de equipas que, mesmo perante desafios, mantiveram o foco na entrega para obtenção de resultados", disse o presidente da Autoridade Tributária (AT) de Moçambique, Aníbal Mbalango, citado hoje pela comunicação social.

 

O presidente da AT, que falava em Maputo, durante o lançamento de um livro que contém o resumo histórico e estatístico da tributação em Moçambique entre 1975 e 2024, disse ainda que os níveis de cobrança alcançados resultaram da aplicação de medidas favoráveis à comodidade dos contribuintes e à motivação dos funcionários da autoridade.

Mbalango disse, por outro lado, que o aumento da arrecadação de receitas foi impulsionado por uma ação estratégica, com destaque para o reforço da auditoria fiscal e maior controlo dos reembolsos do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

O responsável anunciou também que a Autoridade Tributária atribuiu este ano 406.343 novos Números de Identificação Tributária (NUIT), para pessoas singulares e coletivas, reafirmando o compromisso com a digitalização dos serviços tributários no próximo ano.

"No contexto do alargamento da base tributária, foram atribuídos 406.343 NUIT, dos quais 388.018 para pessoas singulares e 18.325 para pessoas coletivas", disse Mbalango, acrescentando que o marco deste ano totaliza um cumulativo de mais de sete milhões de NUIT atribuídos.

Em 24 de outubro, a Lusa noticiou que o Governo moçambicano quer recuperar 1.450 milhões de dólares (1.231 milhões de euros) em receita fiscal perdida, segundo dados do Plano de Recuperação e Crescimento Económico (Prece).

No documento, aprovado em Conselho de Ministros, que define objetivos e planos até final do atual ciclo de governação, em 2029, refere-se a pretensão de "alargar a base tributária e a eficiência fiscal".

"O objetivo é identificar e implementar medidas de curto e médio prazo de caráter administrativo para mobilizar recursos adicionais ao Orçamento, estimados em cerca de 1.450 milhões de dólares", lê-se ainda.

Prevê também a introdução de um sistema digital de pagamento de impostos internos, "como parte do processo de modernização e digitalização do sistema fiscal".

"A AT tem envidado esforços para modernizar e digitalizar o sistema tributário do país, com o objetivo de melhorar a arrecadação de receitas, aumentar a transparência, simplificar os processos para os contribuintes e combater a evasão fiscal, através da digitalização dos processos da administração tributária", refere o Governo, no Prece.

Leia Também: Banco de Moçambique aplicou quase um milhão em multas a bancos no último ano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2909389/mocambique-arrecadou-mais-de-4-6-mil-milhoes-em-receita-desde-janeiro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes