Moçambicana LAM renova contrato com gestor em regime de exclusividade

  • 15/09/2025

Em conferência de imprensa hoje, em Maputo, sobre a reestruturação da companhia aérea, o presidente do conselho de administração da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Agostinho Langa, que integra o conselho de administração não executivo da LAM, disse que o contrato foi renovado por quatro anos, apontando que o gestor vai estar dedicado exclusivamente à LAM.

 

"Além do compromisso com a LAM, houve aquele propalado compromisso com a Botsuana Air que ele tinha que rescindir esse contrato, mas tinha outros compromissos também na Austrália", pelo que lhe foi dito que "tinha que rescindir esses outros compromissos", disse o PCA dos CFM, Agostinho Langa.

"Isso significava também ele prescindir de alguns ganhos, algumas receitas próprias que ele tinha e na negociação tínhamos que também tomar em considerar isso, levámos alguns dias, mas está o contrato assinado", acrescentou.

Dane Kondic foi nomeado em maio presidente da comissão de gestão da LAM, mas no final de junho foi conhecida a sua nomeação, também, para o cargo de presidente do conselho de administração da companhia Air Botsuana, segundo anunciou a transportadora daquele país.

Dane Kondic tem dupla nacionalidade (sérvia e australiana) e, entre outros cargos em transportadoras aéreas de vários países, já foi presidente do conselho de administração da portuguesa euroAtlantic.

Em maio foi também aprovada a nomeação de um conselho de administração não executivo, composto por representantes das três empresas estatais que este ano passaram a ser acionistas da LAM, Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e Empresa Moçambicana de Seguros (Emose).

A companhia moçambicana LAM enfrenta há vários anos problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à deficiente manutenção das aeronaves, estando atualmente num profundo processo de reestruturação.

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, disse, em 28 de abril, que há "raposas e corruptos" dentro da LAM, com "conflitos de interesse" que impediram a reestruturação da companhia nos primeiros 100 dias de governação, incluindo o objetivo de adquirir nesse período três aeronaves.

A crise levou a companhia a deixar praticamente de realizar voos internacionais já este ano, concentrando-se nas ligações internas.

Para minimizar os recorrentes problemas com cancelamento de voos, a companhia pretende adquirir cinco aeronaves Boeing 737-700 e avançou, enquanto aguarda esse processo, com um concurso para alugar outras cinco.

Em média, a LAM tem atualmente um universo de 915 passageiros diários para destinos nacionais e regionais.

Leia Também: Posição sindical sobre privatização da Azores Airlines? "Inaceitável"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2853905/mocambicana-lam-renova-contrato-com-gestor-em-regime-de-exclusividade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes