MNE turco pede a homólogo iraniano que resolva tensão com negociações
- 14/01/2026
Na conversa, citada pela agência de notícias estatal turca Anadolu, o chefe da diplomacia da Turquia, Hakan Fidan, reiterou ao ministro iraniano, Abbas Araqchi, a necessidade de haver negociações para resolver as tensões na região.
Esta foi a segunda chamada telefónica entre os dois responsáveis em 24 horas, num contexto de protestos em curso no Irão, que, segundo os últimos relatos, já fizeram mais de 2.500 mortes.
O Irão tem registado protestos generalizados desde 28 de dezembro, que começaram no Grande Bazar de Teerão, devido à forte desvalorização do rial e ao agravamento das condições económicas, mas que rapidamente se espalharam por várias cidades do país e se tornaram uma contestação ao regime político.
Não foram divulgados quaisquer detalhes sobre os tópicos discutidos na conversa anterior.
Na terça-feira, o ministro turco reuniu-se em Ancara com o embaixador norte-americano na Turquia e enviado especial dos EUA para a Síria, Tom Barrack, e está atualmente a viajar pelos Emirados Árabes Unidos, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.
A Turquia, que partilha uma fronteira de 500 quilómetros com o Irão, mantém boas relações com o vizinho, embora o volume do comércio bilateral seja reduzido e apesar de, durante a guerra civil síria, Ancara ter estado no lado oposto ao de Teerão.
A Turquia já tinha avisado que uma intervenção militar estrangeira no Irão podia destabilizar ainda mais a região já instável, afirmando que as divergências entre Teerão e Washington deviam ser resolvidas através de negociações.
Leia Também: Síria. PKK denuncia tentativa de sabotar processo de paz com a Turquia













