MNE iraniano alega que 600 mortos em protestos eram "terroristas"

  • 23/01/2026

O governo iraniano confirmou estes números poucos dias depois de a Fundação para os Mártires e Veteranos, um organismo governamental que presta assistência às famílias dos mortos em conflitos armados, ter divulgado os seus próprios dados, no primeiro balanço oficial da repressão dos protestos iniciados em 28 de dezembro.

 

Araqchi referiu ainda nas redes sociais que, no rescaldo das manifestações que abalaram o país contra a elevada inflação e desvalorização da moeda nacional, mais de 400 edifícios governamentais ficaram destruídos, além de 750 esquadras de polícia, 200 escolas, 300 ambulâncias e 800 veículos, quase 5.000 centros religiosos, entre outras propriedades e instalações.

Para o chefe da diplomacia de Teerão, estes danos são enquadrados como "ataques terroristas".

Apesar de reconhecer um elevado número de mortos civis, os dados oficiais estão abaixo dos indicadores fornecidos por organizações não-governamentais, com base em casos verificados.

O balanço mais recente foi divulgado pela agência de notícias de Ativistas de Direitos Humanos, com sede nos Estados Unidos, que hoje apontou cerca de cinco mil mortos, dos quais 4.716 eram manifestantes, 203 membros das forças de segurança, 43 crianças e outros 40 civis que não participavam nos protestos.

A agência acrescentou que mais de 26.800 pessoas foram detidas, um número que continua a aumentar.

A organização Iran Human Rights (IHRNGO), com sede na Noruega, registou pelo seu lado 3.428 manifestantes mortos desde o início dos protestos, recorrendo a informações confirmadas diretamente ou por várias fontes, incluindo serviços médicos e morgues.

Outras estimativas apontam para números ainda maiores, podendo atingir os 20 mil, apesar do balanço oficial e das dificuldades de comunicações no Irão, sujeito a um bloqueio de Internet durante os protestos, que começaram a ser dissipados na semana passada.

O Irão foi abalado por uma nova vaga de protestos, iniciada em Teerão por comerciantes e setores económicos afetados pelo colapso do rial, a moeda iraniana, e pela elevada inflação, alastrando-se depois a mais de 100 cidades do país.

A Amnistia Internacional acusou hoje as autoridades iranianas de desencadearem uma repressão militar para impedir novas mobilizações e esconder crimes cometidos contra manifestantes, apelando à comunidade internacional para travar "o derramamento de sangue e impunidade".

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, apelou hoje às autoridades iranianas para que "ponham fim à brutal repressão" contra os recentes protestos no país.

"Apelo às autoridades iranianas para que reconsiderem a sua posição, recuem de rumo e ponham fim à sua repressão brutal, incluindo julgamentos sumários e sentenças desproporcionais", afirmou Turk, na abertura de uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos dedicada à situação na República Islâmica.

Irão: Amnistia pede ação internacional para travar mortes e impunidade

Irão: Amnistia pede ação internacional para travar mortes e impunidade

A Amnistia Internacional acusou hoje as autoridades iranianas de desencadearem uma repressão militar para impedir novas mobilizações e esconder crimes cometidos contra manifestantes, apelando à comunidade internacional para travar "o derramamento de sangue e impunidade".

Lusa | 13:03 - 23/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925209/mne-iraniano-alega-que-600-mortos-em-protestos-eram-terroristas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes