MNE do Peru reúne-se com embaixador chinês após disputa sobre Chancay

  • 17/02/2026

Durante o encontro, realizado na segunda-feira, Hugo de Zela expressou ao embaixador Song Yan "os seus melhores votos ao povo e ao governo da China nesta importante celebração" do Ano Novo Lunar.

 

Os dois dirigentes discutiram "vários aspetos da relação bilateral, destacando o dinamismo do comércio, os projetos de cooperação em curso e os investimentos chineses no Peru", referiu o ministério, numa mensagem publicada na rede social X.

Em 11 de fevereiro, o Governo peruano prometeu recorrer de uma decisão judicial que isenta o porto de Chancay de regulação e fiscalização por parte do Organismo Supervisor do Investimento em Infraestruturas de Transporte de Uso Público.

As autoridades de Lima reiteraram que Chancay deve cumprir o enquadramento legal peruano, incluindo as normas de segurança portuária, salientando que diversas entidades públicas já operam no local e exercem funções de controlo e fiscalização previstas na lei.

Um tribunal do Peru deu razão a uma ação movida pela empresa estatal chinesa Cosco Shipping, que detém 60% das ações do porto, localizado a cerca de 80 quilómetros a norte de Lima.

O resto do capital social do porto de Chancay, com capacidade para movimentar um milhão de contentores por ano, é detido pela peruana Volcan Compañía Minera, a quarta maior produtora mundial de prata e zinco.

O terminal tem como objetivo tornar-se o principal centro logístico do comércio marítimo entre a China e a América do Sul, podendo vir a ser ligado por via ferroviária ao porto da Bahia, no Brasil, num projeto de grande escala promovido por Pequim.

Após o anúncio da decisão judicial, os Estados Unidos (EUA) alertaram que o Peru poderá ficar impedido de supervisionar o porto, que está sob controlo de "proprietários chineses predadores".

Num comunicado, o gabinete para a América Latina do Departamento de Estado norte-americana disse que Chancay é um exemplo de como "o dinheiro barato da China custa soberania".

Também o novo embaixador dos EUA no Peru considerou que a decisão representa uma perda de soberania do país a favor da China e descreveu o processo judicial como vergonhoso.

Bernie Navarro garantiu que Washington nunca pediria ao Peru "que perdesse a soberania" sobre um outro porto, Callao, onde está em curso uma operação conjunta de infraestruturas.

Na quinta-feira, a China manifestou "forte insatisfação" com as declarações dos EUA e acusou Washington de recorrer à "fabricação e difamação flagrantes" relativamente ao projeto.

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Lin Jian afirmou em conferência de imprensa que Pequim "se opõe firmemente" às declarações da parte norte-americana.

Leia Também: Aberto inquérito contra Presidente do Peru por alegado tráfico de influências

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940638/mne-do-peru-reune-se-com-embaixador-chines-apos-disputa-sobre-chancay#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes