MNE confirma libertação de mais um luso-venezuelano. "Emoção, justiça"

  • 01/02/2026

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou, este domingo, que um segundo cidadão luso-venezuelano foi libertado, tendo expressando a  "solidariedade dos portugueses" para com o preso político e a sua família.

 

"O Governo saúda a libertação do cidadão luso-venezuelano Pedro Fernández, detido desde outubro último. Ao próprio e à família, a solidariedade dos portugueses", lê-se, numa publicação na rede social X (Twitter).

O organismo tutelado por Paulo Rangel assegurou ainda que "Portugal continuará a envidar todos os esforços político-diplomáticos para a libertação dos cidadãos detidos na Venezuela".

O deputado na Assembleia Regional da Madeira Carlos José Fernandes Ribeiro também deu conta da libertação de Pedro Fernández, que surge de t-shirt branca e de largo sorriso, entre o primo e dois amigos, numa fotografia divulgada na rede social Facebook.

"Hoje é um dia de alívio, emoção e justiça. O Dr. Pedro Fernández está finalmente em liberdade. Médico luso-venezuelano, com origens madeirenses, filho de pai natural da Ribeira Brava, Pedro é um homem de serviço público, que dedicou a sua vida à sua comunidade e aos seus doentes", detalhou.

O parlamentar assinalou também que o homem "nunca deveria ter estado preso", lançando que "a sua detenção foi uma injustiça profunda que feriu a liberdade e a dignidade de um homem bom".

"Pedro já está com a sua família. Já pôde abraçar a sua esposa, sentir o calor dos seus, viver o reencontro tão esperado depois de três meses e meio de separação forçada um abraço que vale uma vida inteira", disse.

O responsável indicou ter conversado "com a sua esposa, que o aguardava na cidade de Mérida, e com a sua irmã, que esperava no estado Lara, concretamente na cidade de Carora". "Emoção, alívio e gratidão marcaram essas palavras, sentimentos de uma família que recupera uma liberdade que nunca deveria ter sido retirada", acrescentou.

E apelou: "Hoje celebramos a liberdade de um homem bom. Mas não esquecemos que ainda há muitos inocentes presos, incluindo os outros presos políticos luso-venezuelanos. Liberdade para todos!"

A organização não-governamental Foro Penal (FP) confirmou, também, a libertação do luso-venezuelano, no X.

"Confirmada também pela Foro Penal a excarcelação do Dr. PEDRO JAVIER FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ", lê-se.

Pedro Fernández é, assim, o segundo luso-venezuelano a ser libertado desde a queda de Nicolás Maduro. Saliente-se que a luso-venezuelana Carla da Silva, que tinha sido condenada a mais de 20 anos de prisão, foi libertada no domingo passado.

A mulher de 42 anos foi detida numa festa infantil, em 2020. A família só ficou a par do seu paradeiro dias depois, razão pela qual a sua mãe, Miriam Marrero, dizia que a filha era "uma presa política, uma sequestrada pelo regime".

Carla da Silva foi condenada por um tribunal de Caracas a 23 de maio de 2024, assim como outras 28 pessoas, militares e civis, por conspirarem para derrubar o governo da Venezuela. A sentença foi conhecida ao fim de uma audiência de mais de 15 horas, na qual os réus foram acusados de traição, conspiração, rebelião, tráfico de armas de guerra, associação para cometer crimes e financiamento de terrorismo.

Vinte dos acusados foram condenados a 30 anos de prisão. Outros nove, entre eles a luso-venezuela, foram condenados a 21 anos de prisão, por terem alegadamente participado na Operação Gedeón, também conhecida como Macutazo, a 3 de maio de 2020.

Já em outubro de 2023, a Foro Penal apelou à libertação da luso-venezuelana, que estava detida preventivamente há mais de três anos.

"Em conformidade com a nossa lei, deveria estar em liberdade, porque ninguém pode estar mais de três anos privado da liberdade preventivamente", argumentou o diretor da entidade, Alfredo Romero, na altura.

Sublinhe-se que, de 8 a 30 de janeiro, 310 presos políticos foram libertados.

[Notícia atualizada às 21h11]

Luso-venezuelana libertada atira:

Luso-venezuelana libertada atira: "Portugal deveria ter mais presença"

A luso-venezuelana Carla da Silva, agradeceu hoje o acompanhamento das autoridades portuguesas enquanto esteve presa na Venezuela, mas reclamou mais determinação de Portugal na defesa dos presos políticos de origem portuguesa.

 Lusa | 16:23 - 26/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930663/mne-confirma-libertacao-de-mais-um-luso-venezuelano-solidariedade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes