Ministro da Defesa e chefes militares ouvidos sobre empréstimos europeus

  • 16/12/2025

O requerimento para ouvir Nuno Melo sobre os empréstimos europeus do SAFE, que rondam os 5,8 mil milhões de euros no caso de Portugal, foi apresentado por PSD e CDS-PP e mereceu os votos favoráveis destes dois partidos bem como do PS, e a abstenção do Chega.

 

Antes da aprovação destas audições, os deputados debateram um requerimento apresentado pelo PS (chumbado com votos contra do PSD e CDS, e abstenção do Chega) que pretendia criar uma subcomissão no âmbito da Comissão parlamentar de Defesa Nacional para acompanhar os investimentos nesta área de soberania.

À direita, PSD, CDS e Chega acusaram o PS de pretender esvaziar e menorizar o trabalho da comissão parlamentar de Defesa, algo negado pelos socialistas que se queixaram de falta de transparência, acusando o Governo de não fornecer à Assembleia da República várias informações solicitadas.

Pelo PSD, o deputado Bruno Vitorino considerou que "não faz qualquer sentido esvaziar a comissão" de Defesa e realçou que, por vezes, já é difícil obter quórum nesta comissão, quanto mais se fosse criada uma subcomissão.

O social-democrata acusou os socialistas de terem "levantado suspeitas" na comunicação social sobre o setor e os ramos depois de o deputado socialista Marcos Perestrello -- presidente da Assembleia Parlamentar da NATO -- ter afirmado ao semanário Expresso que a dimensão destes contratos "é incompatível com a tomada das decisões em segredo".

"O PS não presta um bom serviço ao país, peço desculpa, quando o objetivo na comunicação social é levantar a suspeição, dizer que não há concursos públicos, estão decididos em segredo... As regras são claras, são as regras do SAFE, então haviam de ser as regras portuguesas a aplicar aquilo que é um programa europeu?", questionou, acusando os socialistas de estarem a fazer "um número".

A mesma argumentação foi seguida pelo deputado do Chega Nuno Simões de Melo, que questionou se o PS queria "uma comissão de sábios", com "deputados que não são obrigatoriamente da comissão de Defesa" (algo que o regimento do parlamento permite no caso de uma subcomissão), para "supervisionar" o trabalho da comissão.

O deputado salientou a importância da transparência em todos os procedimentos, mas considerou que o escrutínio deve ser feito na comissão que já existe.

Também João Almeida, do CDS-PP, considerou que se fosse criada uma subcomissão tal significaria "desgraduar uma parte fundamental" do trabalho da comissão e classificou como "muito perigoso" que o deputado Marcos Perestrello -- que não estava presente na sala -- tenha "levantado suspeitas" nas declarações que fez.

O centrista argumentou que os esclarecimentos poderiam ser dados em audições na comissão de Defesa, motivo pelo qual PSD e CDS apresentaram um requerimento conjunto para ouvir o ministro da Defesa e presidente do CDS, Nuno Melo, e os chefes militares.

Luís Dias, do PS, defendeu que o regimento prevê a criação de subcomissões "sem prejuízo" das competências da comissão principal e negou qualquer esvaziamento.

"Se PSD, Chega e CDS não acham que o maior envelope financeiro da democracia portuguesa para a área da Defesa é motivo suficiente para que se crie uma especificidade dentro da nossa comissão para fazer este trabalho de acompanhamento de todo o programa, então não faz sentido para nenhuma outra comissão", argumentou.

O socialista queixou-se ainda de falta de transparência por parte do executivo, afirmando que nas audições o ministro não esclarece as questões que lhe são colocadas e que o PS só soube de alguns investimentos pela imprensa.

"Que medo é que existe para fazer um acompanhamento a este nível?", questionou.

Os deputados deverão ouvir Nuno Melo numa audição no final do mês de fevereiro, já depois de as candidaturas SAFE estarem fechadas.

Leia Também: Governo vai criar "estrutura autónoma" para empréstimos na Defesa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2905185/ministro-da-defesa-e-chefes-militares-ouvidos-sobre-emprestimos-europeus#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes