Ministra desafia Guimarães a aproveitar "selo de qualidade" da capital verde

  • 09/01/2026

Em conferência de imprensa realizada no pavilhão multiusos de Guimarães, para assinalar o arranque da Guimarães - Capital Verde Europeia 2026, Maria da Graça Carvalho, defendeu que esta distinção "é um selo de qualidade, tanto este ano como para o futuro, que vai dar um valor acrescentado" às candidaturas que a autarquia possa vir a apresentar a programas da União Europeia.

 

"Estes são programas que se concorrem em Bruxelas e vou sempre incentivar Guimarães a aproveitar esta oportunidade para, em consórcio com outras cidades, com universidades, com indústrias de outros países, geralmente são três países, concorrer a nível europeu para ajudar ao cofinanciamento que pode obter a nível nacional", afirmou a governante, que tinha a seu lado o presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo.

A Guimarães - Capital Verde Europeia 2026 arrancou hoje com diversas iniciativas políticas e institucionais, marcando o início de um ano e de uma programação dedicados à sustentabilidade, à participação cidadã e à inovação na gestão urbana.

A ministra do Ambiente deu os parabéns à cidade por ter obtido esta distinção, que demorou vários anos a conseguir, considerando Guimarães um exemplo cá dentro e lá fora, "não só pela sua história ligada com a fundação de Portugal, mas com a sua história de transformação de uma cidade industrial para uma cidade que fez do ambiente a sua principal bandeira".

"E que junta ambiente com qualidade de vida, com saúde e com economia. A sua economia neste momento é baseada no ambiente e esse é um exemplo a seguir por outras cidades em Portugal e por toda a Europa", salientou Maria da Graça Carvalho.

Segundo a ministra do Ambiente, existem em Guimarães "exemplos que inspiram", como a criação do Laboratório da Paisagem.

"Paisagem faz parte do ambiente e preservar a paisagem é, de certo modo, preservar o ambiente de uma forma holística. Precisamos de uma bonita paisagem e isso significa recuperar, restaurar os nossos ecossistemas, recuperar os nossos rios, ter espaços verdes, portanto, significa ambiente nas suas diversas dimensões, significa biodiversidade, e é esse o exemplo que Guimarães nos deu", vincou a governante.

Já o presidente da Câmara de Guimarães, eleito com maioria nas eleições autárquicas de outubro de 2025, pela Coligação Juntos Por Guimarães (PSD/CDS-PP), pondo fim a 36 anos de governação PS, disse querer que esta seja a melhor edição da Capital Verde Europeia.

"Queremos que a nossa cidade e o nosso concelho possam ser, com humildade, mas com essa ambição, uma referência, um exemplo de boas práticas para a Europa, daquilo que pode fazer uma cidade de pequena média dimensão, mas que também pode mostrar como se faz a diferença no território", assumiu Ricardo Araújo.

O Prémio Capital Verde da Europa ('European Green Capital Award'), organizado pela Comissão Europeia, reconhece e premeia os esforços locais para melhorar o ambiente e, assim, a economia e a qualidade de vida nas cidades.

Leia Também: PCP quer esclarecimentos sobre fusão da Galp e Moeve

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2916849/ministra-desafia-guimaraes-a-aproveitar-selo-de-qualidade-da-capital-verde#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes