Ministra da Cultura recorda Anita Guerreiro: "Referência histórica"

  • 07/12/2025

"Desaparece uma mulher talentosa e dedicada, referência histórica das Marchas Populares de Lisboa, mas fica a memória de uma grande artista!", escreve a ministra na sua página oficial na rede social X, enviando ainda condolências à família e amigos da artista.

 

A atriz e fadista Anita Guerreiro morreu hoje, pouco depois da meia-noite, durante o sono na Casa do Artista, em Lisboa, onde residia desde 2018 e onde continuou a cantar, confirmou à agência Lusa fonte da instituição.

Anita Guerreiro era o nome profissional de Bebiana Guerreiro Rocha, nascida em Lisboa, na freguesia dos Anjos, em 13 de Novembro de 1936. Começou a cantar aos sete anos entre familiares e amigos na coletividade Sport Clube do Intendente, no bairro onde nasceu.

Anita Guerreiro tornou-se conhecida do público, em 17 de fevereiro de 1954, através do concurso Tribunal da Canção, integrado no programa radiofónico de grande popularidade na época, "Comboio das Seis e Meia". Uma vizinha candidatou-a ao concurso desse programa, de José Castelo e José Marques Vidal (1922-1985).

A fadista estreou-se pouco depois no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer, na capital, na revista "Ó Zé Aperta o Laço".

Para a artista, esta é a data que marcava o início da carreira, pois ainda menina, já cantava, como amadora, em algumas coletividades de recreio do bairro onde morava em Lisboa.

Sobre a sua estreia recordou à Lusa: "Eu ainda era menor e tive uma autorização especial do coronel Óscar de Freitas [da Inspeção-Geral dos Espetáculos] para atuar".

Com uma carreira de mais de 70 anos, Anita Guerreiro entrou em várias séries televisivas e telenovelas, como "Olhos de Água" (2001), "Casa da Saudade" (2001), "A Outra" (2009), "Velhos Amigos" (2011) e "Esta Vida é uma Cantiga" (2019), sem jamais abandonar as raízes no fado.

Em 2004, a artista disse à Lusa que devia à televisão a popularidade que tinha junto "de uma faixa etária mais nova", depois do interregno que fez na década de 1970, quando foi viver para os Estados Unidos.

"Foi a partir da telenovela 'Olhos de Água' que os mais novos começaram a tomar atenção em mim. Quando passam sempre por mim, dizem 'olha lá vai a fadista'", contou.

A artista disse então que, "se pudesse escolher, seria atriz". "Prefiro ser atriz a cantar, não quero dizer que não goste de cantar e não me empenhe, mas o que mais me satisfaz mesmo é ser atriz", disse Anita Guerreiro, que se notabilizou pela voz e por êxitos como "Festa é Festa", "Chico Marujo de Alfama", "Lisboa Ribeirinha" e o eterno "Cheira Bem, Cheira a Lisboa".

"Ai, ai Lisboa", "Boneca de Trapos", "Santo António veio a Alfama", "Sardinhada" e "O Fumo do meu Cigarro" são outros dos seus êxitos.

Entre as distinções que recebeu, ao longo da carreira, constam dois Oscares de popularidade pela comunidade portuguesa, em Newark, nos Estados Unidos, em 1987 e 1988, assim como o Pelourinho da Cidade de Lisboa, entregue pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa João Soares, distinção que era apenas entregue a chefes de Estado.

Uma Caravela de Ouro, e, em 2004, as Chaves da Cidade, atribuídas pela Câmara de Lisboa, Sócia de Mérito da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), em março de 2004, foram outras das distinções que recebeu.

"Calou-se a voz, mas fica para sempre o legado desta grande Senhora da cena artística portuguesa. Descanse em paz, querida Anita Guerreiro", escreve a Casa do Artista na sua página oficial na rede social Facebook, desconhecendo-se ainda os pormenores das exéquias da atriz e fadista.

Leia Também: "Cheira a Lisboa". Anita Guerreiro, a fadista que gostava de ser atriz

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2900883/ministra-da-cultura-recorda-anita-guerreiro-referencia-historica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes