Ministério Público acusa 12 pessoas de tráfico de droga em Porto de Mós
- 22/12/2025
O Ministério Público (MP) acusou 12 arguidos pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, informou, esta segunda-feira, a Procuradoria da República da Comarca de Leiria. Do total, quatro foram também acusados pelo crime de detenção de arma proibida.
"O Ministério Público do DIAP de Leiria deduziu acusação contra 12 arguidos pela prática, em coautoria, do crime de tráfico de estupefacientes. Quatro dos arguidos estão também acusados pela prática do crime de detenção de arma proibida", lê-se numa nota divulgada pela procuradoria.
Os crimes ocorreram, pelo menos, desde o início de 2022, até meados de 2025. Segundo a acusação, os arguidos "dedicavam-se à compra de heroína, cocaína e haxixe que, depois, cediam a terceiros, a troco de dinheiro".
A droga era vendida na zona de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, "por preço superior ao de aquisição, obtendo assim os arguidos lucros que lhes permitiam fazer face às respetivas necessidades financeiras".
Durante a investigação, foram realizadas diligências policiais que "permitiram apreender produto estupefaciente e outros meios relacionados com a atividade criminosa".
Segundo a procuradoria, o inquérito foi dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Porto de Mós, coadjuvado pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Leiria.
GNR anunciou detenção de 11 pessoas por tráfico de droga na zona de Leiria
No início de junho, a GNR anunciou que deteve 11 pessoas - sete homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 58 anos - por tráfico de produtos estupefacientes, no concelho de Leiria, Santarém e Porto de Mós.
A investigação decorria há cerca de um ano e meio e culminou com cumprimento de 11 mandados de detenção e 25 mandados de busca: 13 domiciliárias e 12 não domiciliárias, nomeadamente, em viaturas, nas localidades de Alcanena, Minde, Mira de Aire, Porto de Mós, Santarém e Vila Moreira.
No total, os militares apreenderam 393,40 doses de cocaína, 47,70 doses de heroína, 21.031 euros em numerário, um carro, uma pistola, duas caçadeiras, uma arma branca, um gás pimenta, 64 munições de diferentes calibres, cinco balanças de precisão e 26 telemóveis, além de diversos artigos eletrónicos.
Dias depois, a mesma autoridade revelou que, após terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial, oito detidos ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.
Aos restantes foi-lhes aplicada a medida de coação de obrigação de apresentação bissemanal no posto policial da área das respetivas residências e proibição de contatos com toxicodependentes.














