"Militarização da economia russa continuará após o fim dos conflitos"

  • 14/02/2026

"A militarização da economia russa certamente continuará após o fim dos conflitos, mas o levantamento das sanções permitiria à Rússia desenvolver mais rapidamente as suas capacidades militares", disse o diretor do serviço de inteligência da Letónia (SAB), Egils Zviedris, à AFP.

 

"A potencial agressividade da Rússia no final da guerra na Ucrânia dependerá de muitos fatores: o resultado do conflito, o seu congelamento ou não, e a manutenção ou não das sanções", acrescentou numa entrevista à agência de notícias francesa durante a Conferência de Munique sobre Segurança (MSC).

Alguns observadores consideram que a Rússia entrou de tal forma numa economia de guerra que lhe será difícil inverter a tendência e que isso poderá levar Moscovo a lançar outras ofensivas contra territórios europeus.

Em relação à Letónia, o diretor do SAB declarou: "O facto de a Rússia ter elaborado planos de invasão dos países bálticos, como tem feito para muitas outras coisas, não significa que vá atacar. A Rússia não representa uma ameaça militar para a Letónia neste momento".

Em contrapartida, o país está sujeito a outros tipos de ameaças, nomeadamente cibernéticas.

"A Rússia continuou a representar a principal ameaça cibernética para a Letónia devido aos seus objetivos estratégicos em geral, bem como ao apoio" à Ucrânia, escreveu o SAB no seu relatório anual de 2025, recentemente publicado.

O SAB também alerta para as acusações feitas pela Rússia contra os países bálticos e a Letónia em particular sobre a situação das populações de língua russa nesses países.

"Há um ano e meio, o ministério dos Negócios Estrangeiros russo anuncia regularmente que se prepara para processar os Estados Bálticos, incluindo a Letónia, bem como vários outros países, no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) por violação dos direitos dos residentes de língua russa", de acordo com o relatório, para obrigar Riga a alterar "a sua política em relação à Rússia e à população de língua russa".

Em 2025, cerca de 23% dos 1,8 milhões de habitantes deste país báltico se descrevem como sendo de etnia russa, de acordo com o instituto nacional de estatística.

Após a invasão da Ucrânia pelo exército russo em 2022, as autoridades letãs decidiram submeter os falantes de russo residentes no seu território a um exame destinado a avaliar os seus conhecimentos da língua letã, sob pena de serem expulsos.

Leia Também: "Rússia tinha meios". Navalny morreu envenenado com toxina de sapo-dardo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939729/militarizacao-da-economia-russa-continuara-apos-o-fim-dos-conflitos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes