Militares portugueses levam ajuda a vítimas das inundações em Moçambique

  • 31/01/2026

"As necessidades são muitas, as autoridades estão fazendo o possível para coordenar os apoios. Nós estamos também a apoiar através das autoridades militares de Moçambique, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique e também as organizações civis", disse o coronel Moutinho Fernandes, comandante da Força de Reação Imediata (FRI) de Portugal, que lidera a Força de Apoio Militar de Emergência de Reação Imediata, já no terreno.

 

Falando durante a assistência médica às populações do povoado de Maguiguana, a mais de 150 quilómetros de Maputo, o comandante da operação, designada "Kanimbanbo" (obrigado, em língua nacional changana), reconheceu que a situação no terreno é ainda crítica, apesar de ter melhorado.

"Estamos em contacto com as diversas organizações civis, com o Ministério da Saúde, com o Instituto Nacional de Gestão de Risco [INGD] também, e estamos a apoiar naquilo que são as nossas capacidades e que trouxemos também, dentro das nossas limitações, obviamente", explicou.

Segundo Fernandes, no âmbito do apoio, a força portuguesa, que chegou a Maputo na sexta-feira, constituída por 36 militares, destacados para várias operações, entre as quais consta a assistência médica, busca e salvamento e operação civil militar, vai entregar cerca de seis toneladas de produtos às autoridades moçambicanas, para que façam chegar às vítimas.

"[Há] muita preocupação [com a situação dos afetados]. Aliás, nós sabíamos, tínhamos a experiência da operação Idai [ciclone], que realizamos aqui em Moçambique, também, em 2019. A primeira coisa que fomos ver antes de virmos para aqui foi, efetivamente, ver as lições identificadas na altura, e sabíamos que uma das principais preocupações é trazer uma componente, um destacamento mais forte em termos de apoio sanitário. Daí termos trazido três médicos para esta missão, com enfermeiros, com socorristas, e é o nosso maior destacamento", avançou.

Acrescentou que se espera a retoma à normalidade nas comunidades afetadas pelas cheias e inundações, as piores registadas em Moçambique nos últimos anos, enquanto o país se prepara com equipamentos, materiais e capacitação das forças para evitar que destruições do género ocorram no futuro.

"O mais importante neste momento, e penso que nestas situações, é as pessoas sentirem que as Forças Armadas e as estruturas de apoio estão com eles e estão preparadas para o socorrer em caso de necessidade", acrescentou Moutinho Fernandes.

Mariana Cupane, administradora de Magude, agradeceu o apoio prestado pela equipa militar portuguesa, avançando que vai permitir tratar doenças resultantes das águas estagnadas.

"Depois das chuvas há muita malária, há muita diarreia. Portanto, precisamos de monitorar continuamente a saúde pública neste momento (...) e o que articulamos com os médicos que aqui chegaram, a equipa médica, é que, embora as pessoas já não estejam nos centros de acolhimento, ao nível dos bairros, vamos colocar um posto de saúde móvel para que as pessoas possam dirigir-se até lá" avançou.

Segundo a comandante, por causa das inundações, o distrito perdeu muitas vacinas, uma quantidade que ainda "não é possível contabilizar".

A secretária de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal anunciou na sexta-feira que chegará em fevereiro mais ajuda humanitária de Portugal para as vítimas das cheias das últimas semanas em Moçambique, que já ultrapassam os 720 mil afetados e 22 mortos.

"No início de fevereiro está prevista uma ponta aérea humanitária que, em coordenação com a União Europeia, trará ainda 400 'kits' de higiene, 125 'kits' de cozinha e 15 tendas", disse aos jornalistas Ana Xavier, após a receção de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa com 36 militares que darão apoio nas operações de salvamento e ajuda das vítimas das inundações em Moçambique.

Leia Também: Sobe para 723 mil total de afetados pelas cheias de janeiro em Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930092/militares-portugueses-levam-ajuda-a-vitimas-das-inundacoes-em-mocambique#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes