Militares da GNR reclamam atraso de suplemento. INEM diz que pagou

  • 16/01/2026

Em comunicado, a associação alertou que os profissionais da GNR que "prestam serviço no 112.PT têm o pagamento do valor do respetivo suplemento em atraso desde outubro de 2025", atribuindo a responsabilidade ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) por não ter procedido à transferência da verba a que "está obrigado".

 

Estes profissionais que estão colocados no 112 em exclusividade de funções estão "sem receber o suplemento em causa há três meses, sem que tenha sido dada qualquer justificação", lamentou a APG/GNR.

Contactada pela Lusa, fonte do INEM rejeitou que esteja em atraso o pagamento do suplemento mensal de cerca de 140 euros aos militares em causa, assegurando que as transferências "foram feitas em 19 de dezembro".

"Está tudo pago" em relação a 2025, referiu a mesma fonte.

As chamadas efetuadas para o número europeu de emergência 112 são atendidas pela PSP e pela GNR nas centrais de emergência, que canaliza apenas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as relacionadas com a saúde.

No comunicado, a APG/GNR salientou também que está em causa um valor que não é atualizado desde 2009 e que "está completamente desajustado da exigência das funções" cumpridas por estes profissionais, que estão sujeitos a "pressão e desgaste permanentes".

"Apesar das diversas missivas dirigidas ao Ministério da Saúde e ao INEM, no sentido de o valor do suplemento ser revisto e mesmo após expostos os constrangimentos que se têm vindo a agravar, estas entidades têm-se remetido ao silêncio", realçou a associação.

Perante isso, a APG/GNR considerou que, cada vez mais, os profissionais estão a rejeitar a colocação neste serviço, adiantando que, no caso dos agentes da PSP, se "tenha mesmo recorrido à colocação por imposição".

As equipas do 112.PT funcionam de "forma deficitária e esta é uma verdade que tem sido camuflada e que certamente contribui para eventuais constrangimentos na operacionalização dos recursos do próprio INEM", alertou a associação.

Leia Também: Pulseira eletrónica para homem de 28 anos que sequestrou mãe na Trofa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2920934/militares-da-gnr-reclamam-atraso-de-suplemento-inem-diz-que-pagou#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes