Militares ajudam a recuperar zonas devastadas pelo mau tempo. As imagens

  • 02/02/2026

Quase 400 militares estão no terreno a ajudar a população que foi afetada pela depressão Kristin, que entrou pelo continente a semana passada, na quarta-feira, através de Leiria.

 

O fenómeno danificou milhares de infraestruturas deixando ainda hoje cerca de 160 mil pessoas sem luz, e outras tantas sem água. Não há previsão para quando será solucionado este problema.

A acrescentar a isso, há ainda inúmeras casas cujos telhados voaram com os ventos que alcançaram os 200 km/h, que precisam de ser reparados com a previsão de chuva a manter-se para esta semana; é preciso limpar as sarjetas cobertas de detritos para, pelo menos, tentar diminuir o risco de cheias (por si só já alto com a quantidade de chuva prevista); e retirar as árvores e demais destroços que continuam a obstruir estradas e ruas, especialmente no Centro do país.

É exatamente para esta operação que os 375 militares enviados para o terreno (apoiados por outros 281 em prontidão, num total de 656) foram destacados. Estão distribuídos pelos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco e 10 municípios,  “assegurando ações de comando e ligação, engenharia, energia e iluminação, comunicações, limpeza e desobstrução, alojamento, vigilância e dissuasão, [retirada] de pessoal e remoção de escombros", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

Pode ver imagens do Exército Português no terreno na galeria.

Esta segunda-feira, o dispositivo foi distribuído da seguinte forma:

  • Em Tomar foi ativado um grupo de comando e ligação, assim como um módulo de energia e iluminação. Há ainda três equipas de limpeza e desobstrução (com seis motosserras) e uma patrulha de vigilância e dissuasão;
  • Em Ferreira do Zêzere foi também ativado um grupo de comando e ligação, dois destacamentos de engenharia e seis equipas de limpeza e desobstrução (com 12 motosserras);
  • Na Marinha Grande existem dois destacamentos de engenharia, um módulo de alojamento com energia e outro de energia e iluminação para apoio à lavagem à roupa. Há ainda apoio para alojamento;
  • Em Vieira de Leiria há um destacamento de engenharia;
  • Em Alvaiázere existem três módulos de energia e iluminação;
  • Ourém conta com dois pelotões e três rádios satélite;
  • Em Oleiros há um módulo de energia e iluminação;
  • Em Leiria existe um pelotão e duas patrulhas de vigilância e dissuasão;
  • Em Coimbra estão duas equipas de retirada de pessoas e um pelotão de remoção de escombros e limpeza;
  • Pombal conta com um pelotão de remoção de escombros e limpeza;
  • Em Figueiró dos Vinhos estão instalados quatro módulos Starlink (nas localidades de Campelo, Arega e Aguda), um módulo Real Link ainda em fase de montagem e uma equipa de montagem de toldos nas residências.

Para terça-feira, dia 2 de fevereiro, o Exército prevê fazer o pré-posicionamento de dois botes e de um agrupamento sanitário em Coimbra. Em Leiria, Marinha Grande e em Figueiró dos Vinhos pretende-se ainda acrescentar dois pelotões de remoção de escombros e limpeza.

Leia Também: Afinal, o que é o Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931345/militares-ajudam-a-recuperar-zonas-devastadas-pelo-mau-tempo-as-imagens#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes