Milhares em Pristina apoiam ex-líderes julgados por crimes de guerra

  • 17/02/2026

A manifestação -- organizada no dia em que o Kosovo celebra a sua independência, proclamada em 2008 e nunca reconhecida pela Sérvia -- coincide com as alegações finais perante o Tribunal Especial para o Kosovo (TEK), com sede em Haia, Países Baixos, que há três anos julga Thaçi e outros três arguidos.

 

A instância judicial emitiu acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade contra diversos altos responsáveis do Exército de Libertação do Kosovo (UÇK), incluindo Thaçi (Presidente de 2016 a 2020).

A multidão desfilou no centro da capital depois de uma cerimónia e de discursos na praça central, com muitos participantes a entoarem "UÇK" e a agitarem bandeiras vermelhas com o emblema preto da guerrilha e com o retrato de Thaçi.

"Hoje, no dia da nossa independência, enviamos uma mensagem clara àqueles que estão em Haia. Para Hashim Thaçi, Kadri Veseli, Jakup Krasniqi, Rexhep Selimi e todos os outros: não estarão sozinhos. Atrás de vocês está a nossa história, o nosso sacrifício e a nossa luta!", disse à multidão Ismail Tasholli, um dos organizadores.

A marcha foi organizada por membros do partido político de Thaçi e contou com a presença da Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, segundo imagens transmitidas pela televisão nacional.

Em 09 de fevereiro, o Ministério Público requereu 45 anos de prisão para Thaçi, Kadri Veseli, Jakup Krasniqi, Rexhep Selimi.

Os quatro são acusados de assassinatos, torturas, perseguições e detenções ilegais de centenas de civis e não combatentes, incluindo sérvios e albaneses do Kosovo considerados opositores políticos, em dezenas de locais no Kosovo e na Albânia.

O julgamento em Haia desde o início suscitou hostilidade no Kosovo, onde Hashim Thaçi e os outros três acusados são amplamente considerados símbolos da guerra pela independência.

"Eles são os nossos heróis. Devem ser libertados porque o Kosovo ainda precisa deles", disse à AFP Daut Hasani, de 25 anos, estudante de arquitetura que participou no comício.

"O Tribunal de Haia não é um tribunal justo. Julga apenas os albaneses, mas não aqueles que cometeram os crimes mais graves durante a guerra", considera Ragip Ramadani, de 65 anos, reformado, residente em Dragash (sul).

Hoje de manhã, num discurso a propósito do 18.º aniversário da independência, o primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, afirmou que "a contribuição de cada um [dos quatro] para a liberdade e a independência é preciosa".

"A história fará o julgamento justo", afirmou.

Cerca de 13.000 pessoas foram mortas durante o conflito (1998-1999), incluindo 11.000 albaneses kosovares, na sua maioria civis.

A última audiência do julgamento terá lugar na quarta-feira. Os juízes deverão anunciar o veredicto no prazo de um mês, que poderá ser prolongado por mais dois meses.

O tribunal em Haia foi criado pelo parlamento kosovar com a missão de julgar os antigos membros da guerrilha. Faz parte do sistema judicial kosovar, mas é composto exclusivamente por membros internacionais.

Hashim Thaçi, de 57 anos, liderou o UÇK durante a guerra contra as forças sérvias, foi o primeiro chefe do Governo do Kosovo após a proclamação da independência, em 17 de fevereiro de 2008, e mais tarde foi Presidente.

Leia Também: Albin Kurti reeleito primeiro-ministro do Kosovo após um ano de incerteza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940867/milhares-em-pristina-apoiam-ex-lideres-julgados-por-crimes-de-guerra#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes