Milhares em Paris protestam em solidariedade com os curdos da Síria

  • 24/01/2026

Segundo a polícia da capital francesa, citada pela Agência France Presse (AFP), 7.500 pessoas participaram na manifestação.

 

Entre a multidão, que entoava palavras de ordem como "Os curdos prevalecerão" e "Kobani não cairá", muitos cartazes tinham a inscrição "Defendam Rojava", nome do território curdo semiautónomo alvo da ofensiva do exército sírio, apoiado pelo Governo turco.

A manifestação realizou-se numa altura em que a comunidade curda na Síria, que detém a sua própria administração, enfrenta tensões com o regime de Damasco, determinado a estender a sua autoridade a todo o país devastado pela guerra.

A manifestante Demet Sahin, uma advogada de 28 anos, disse à AFP sentir-se "paralisada de medo pelo futuro dos curdos" na região.

"Hoje, há um consenso sobre ajudá-los, mas na realidade não há nada", afirmou, acrescentando que a sua família é originária do Curdistão turco.

Pode ver imagens desta manifestação na nossa galeria.

O governo francês garantiu na quinta-feira não abandonar os curdos, que desempenharam um papel fundamental na luta contra o Estado Islâmico (ISIS).

Estas declarações, no entanto, não convenceram os manifestantes, segundo a AFP.

"Sentimo-nos impotentes perante o silêncio generalizado, perante a profunda sensação de traição", lamentou Laurine, de 20 anos, outra manifestante franco-curda que preferiu não revelar o apelido.

"Só queremos justiça, a nossa liberdade e os nossos legítimos direitos enquanto povo", acrescentou a jovem, com o rosto emoldurado por uma bandeira amarela, vermelha e verde, as cores de Rojava.

Outro manifestante, que preferiu manter o anonimato, pediu ainda mais apoio da França: "Não compreendemos porque é que [o Presidente francês] Emmanuel Macron está hoje a defender os jihadistas. Imaginamos que seja por interesses geopolíticos, mas para nós, é alta traição".

No início da semana, 24 pessoas foram detidas em França e 21 polícias ficaram feridos após incidentes à margem de manifestações semelhantes.

Em Marselha, no sul de França, as autoridades proibiram outra manifestação prevista para hoje, após vários protestos que descreveram como marcados por "perturbações da ordem pública".

A comunidade curda em França tem entre 320 mil e 400 mil pessoas, a segunda maior da Europa depois da Alemanha, de acordo com uma estimativa do Instituto Curdo de Paris, a instituição curda mais antiga da Europa.

Leia Também: Exército sírio assume controlo de prisão com detidos do Estado Islâmico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925705/milhares-em-paris-protestam-em-solidariedade-com-os-curdos-da-siria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes