Miguel Oliveira Team entra no novo Campeonato Mundial. Piloto é português
- 30/11/2025
Miguel Oliveira vai estar em dose dupla no paddock das Superbike em 2026. O piloto vai competir na categoria principal, enquanto uma equipa com o seu nome - a Miguel Oliveira Team - vai alinhar com Tomás Alonso no Mundial de Sportbike.
Esta é a nova categoria de entrada na escada até ao Mundial de Superbike, substituindo as Supersport 300 que, este ano, tiveram a sua última temporada. A formação portuguesa vai alinhar com uma Yamaha YZF-R7 - uma das 12 presentes numa lista de 33 inscritos, sendo a opção mais escolhida.
Atualmente com 23 anos de idade, Tomás Alonso fez várias participações esporádicas nas Supersport 300 entre 2018 e 2024, mas este ano competiu a tempo inteiro.
Aos comandos de uma Kawasaki, acabou no 23.º lugar, sendo os décimos lugares da ronda inaugural os seus melhores resultados Daí em diante, nunca mais pontuou.
Para além de ser tricampeão nacional de Supersport 300, Tomás Alonso foi campeão espanhol da mesma categoria em 2024.
É sabido que Miguel Oliveira está envolvido na Miguel Oliveira Racing Team, que tem vindo a acolher jovens talentos em campeonatos de Portugal e Espanha. A formação escreve no seu site que tem 16 membros e Paulo Oliveira é o diretor técnico. Tomás Alonso já por lá passou no passado.
Pelotão recheado de talentos
A lista de inscritos revelada esta semana pela Dorna mostra que o novo Mundial de Sportbike terá grelhas de partida repletas de talentos.
O bicampeão do mundo de Supersport 300, Jeffrey Buis, estará numa Suzuki, enquanto o campeão do mundo da categoria este ano, Beñat Fernández (Kove) transita para a nova categoria.
O mesmo acontece com Carter Thompson (Yamaha), David Salvador (Kawasaki) e Matteo Vannucci (Aprilia), que em conjunto com Fernández e Buis compuseram o top cinco das Supersport 300 em 2025.
Tomás Alonso não será o único a falar português no pelotão: um dos seus adversários será o brasileiro Humberto Maier (Yamaha), que esteve nas Supersport 300 desde 2022 e alcançou sete pódios na classe.














