Meta considera cobrar por acesso a novo modelo de Inteligência Artificial
- 11/12/2025
A Meta está a trabalhar num novo modelo de Inteligência Artificial - conhecido internamente como “Avocado” - que, de acordo com informações avançadas pela Bloomberg, poderá vir a ter acesso pago.
Não é ainda claro que o este novo modelo de Inteligência Artificial poderá significar que o atual Llama da Meta, mas sabe-se já que o “Avocado” está a ser desenvolvido pelo AI Superintelligence Labs.
Trata-se de uma pequena divisão dentro da gigante tecnológica liderada por Alexandr Wang e composta por alguns dos especialistas e investigadores de Inteligência Artificial mais talentosos que a Meta tem ‘roubado’ a empresas rivais como a OpenAI e a Apple.
Serve recordar que, até aqui, a Meta tem adotado uma abordagem “open-source” com o lançamento dos modelos Llama, não cobrando qualquer valor a quem quisesse ter acesso. No entanto, com os mais recentes modelos Llama a terem falhado em impressionar os aficionados por esta tecnologia, acredita-se que a Meta adotará uma nova abordagem com este novo “Avocado”.
Quanto ao lançamento, acredita-se que o modelo de Inteligência Artificial “Avocado” será lançado algures em 2026.
Leia Também: Gadgets de IA? "São soluções para um problema que não existe"














