Messi a jogar por Espanha? Podia ter acontecido: "Quando me afastei..."
- 19/11/2025
Lionel Messi leva já uma larga história com a camisola da seleção da Argentina, ao serviço da qual já conquistou um Campeonato do Mundo e a Copa América. Mas a verdade é que o atual jogador do Inter Miami podia mesmo ter representado a equipa de Espanha.
José Pekerman, antigo selecionador argentino, contou, em declarações no Olé Summit, como 'roubou' Lionel Messi às camadas jovens de Espanha. O argentino já tinha jogado nos sub-17 e estava em vésperas de disputar pela Rojita o Mundial de sub-20. A intervenção do treinador colombiano mudou o rumo desta história.
"Quando deixei a seleção nacional, a equipa técnica continuou com [Hugo] Tocalli. Eu estava a ir para a Europa para continuar a aprender e a atualizar a minha aprendizagem. Em Espanha, recebemos informações sobre Lionel [Messi] de um torneio sub-17 na Finlândia, no qual ele havia jogado por Espanha. A equipa técnica espanhola disse-nos que, se tivéssemos aquele jovem, teríamos vencido. Eu disse a Tocalli que estava impressionado. Ele era o jogador do futuro. Eu não poderia estar errado. Ele era o novo fenómeno do futebol argentino, uma bênção", começou por dizer Pekerman, citado pelo jornal espanhol AS.
"Na altura, as regras da FIFA diziam que se um jogador representasse uma seleção juvenil, não poderia mudar para outra. A documentação estava pronta para Messi, que tinha 18 anos, jogar o Mundial Sub-20 com a Espanha. Então, a operação começou. Tocalli disse-me que tinha o plantel pronto para o Campeonato Sul-Americano Sub-20, que começaria dentro de um mês. Eu disse-lhe que não queria que o Messi jogasse, a menos que fosse absolutamente necessário, apenas que ele jogasse um particular, assinasse a lista de jogadores e a enviasse à FIFA. E pronto. A Espanha ficaria fora de cena para sempre", vincou.
"Falei com o presidente [Julio Grondona, antigo presidente da Federação Argentina de Futebol]. Disse-lhe que queria voltar, que tínhamos de enviar o convite ao Barcelona. Tive uma visão quando o vi, mas também tive sorte. Pensei que ele seria como o Diego [Maradona]. Disse ao Don Julio para encontrar qualquer adversário, que o Tocalli estava a bordo, mas com uma condição: o jogo tinha de ser no estádio do Argentinos. Se o Diego jogasse lá...", finalizou Pekerman, ao relembrar uma das manobras mais importantes da história do futebol argentino.
Certo é que a ideia do treinador colombiano resultou mesmo. O jogo particular aconteceu a 29 de junho de 2004 e a Argentina venceu o Paraguai por 8-0. Messi substituiu Ezequiel Lavezzi no intervalo, marcou o sétimo golo da Argentina e deu uma assistência para o quinto. Daí em diante, é a história que todos conhecemos.
Leia Também: Luis Suárez fala de Messi e das críticas: "Diziam que estava gordo..."
Leia Também: Messi brilha na festa angolana com direito à estreia de Prestianni














