"Mesmo quando o Natal é em minha casa, é a minha mãe que faz o bacalhau"
- 25/12/2025
Neste dia de Natal, revelamos algumas curiosidades sobre o Natal de Rodrigo Gomes que, diz, é muito "tradicional".
"A minha mãe tem o exclusivo de fazer o bacalhau cozido. Às vezes vai mais para o Bacalhau à Gomes de Sá, que é um bacalhau que eu gosto mais e a minha mãe às vezes faz. As couves são essenciais, mas à vezes não é aquele bacalhau cozido tradicional. Mesmo quando o Natal é em minha casa, é a minha mãe que faz o bacalhau e traz para minha casa", começou por partilhar Rodrigo Gomes em conversa com o Notícias ao Minuto na apresentação do programa de Fátima Lopes, "Aqui Há Sabor", do canal Casa e Cozinha.
No que diz respeito aos doces, Rodrigo Gomes confessou que "odeia aletria". "Quem inventou a aletria devia ser preso [risos]. Os meus preferidos são os coscorões. Isso devia ser um doce que devia haver todo o ano."
Em casa do animador de rádio, o Pai Natal chega na noite de 24. "Não podemos ver o Pai Natal porque senão ele não aparece. Vamos todos esconder-nos para um quarto. As crianças ficam muito nervosas porque o Pai Natal pode ou não deixar os presentes na árvore. Há sempre alguém que, quando está escondido no quarto, tem vontade de fazer xixi. É sempre o pai. Antes era o meu pai, agora sou eu. Vou fazer xixi com muito cuidado para o Pai Natal não me ver. Quando volto para o quarto, ouvimos um barulho e o Pai Natal já deixou as prendas, milagrosamente, na árvore", contou.
O dia 25 de dezembro é passado com a outra parte da família. "Sou casado, por isso o dia 25 é para ir almoçar com o lado da família com quem não passamos o 24. É muita tarde no sofá com a barriga cheia e a beber uma aguardente para ajudar a fazer a digestão."
Em relação à Passagem de Ano, Rodrigo Gomes admite que "não fazia" muitos planos. No entanto, a sua mulher, Lara Franco Gomes, "é maluca pela Passagem de Ano". "Acho que é o dia do ano a que ela dá mais valor. Novos ciclos, novas mudanças - maluquices da cabeça dela. Por isso temos de ter um plano para a Passagem de Ano. Nos últimos anos temos reunido sempre o mesmo grupo de amigos e tem sido sempre espetacular. Este ano vai ser igual, já temos a passagem de ano marcada", explicou, referindo ainda que esta última festa do ano acontece sempre numa "casa arrendada".
De recordar que Rodrigo Gomes e Lara Franco Gomes estão casados há dez anos e são pais de dois meninos, Bernardo e Tristão.
"Sou péssimo cozinheiro, não é treta. Não gosto"
Ainda em conversa com o Notícias ao Minuto no evento da apresentação do programa de Fátima Lopes, Rodrigo Gomes confessou que "é péssimo cozinheiro". "Isto não é treta. Não gosto."
"Vivi sozinho muitos anos na minha altura de estudante, fiz um ano de Erasmus em Roma. Sei cozinhar, simplesmente não gosto. Em Roma tinha de cozinhar para mim porque senão morria à fome, não dava para estar a comer fora todos os dias e nem dava para ir à casa da mãe", explicou.
Leia Também: Quando era pequenino: "Pessoa que mais admirava era o meu pai e o Herman"














