Mesas de voto já fecharam na República Centro-Africana

  • 28/12/2025

Cerca de 2,4 milhões de eleitores -- de uma população de aproximadamente 5,5 milhões -- estavam aptos a votar em cerca de 6.700 mesas de voto, para as quatro eleições - presidencial, legislativa, local e regional.

 

As eleições vão definir o futuro do país, um dos mais pobres do mundo, apesar dos seus recursos naturais (petróleo, diamantes, ouro e urânio), que sofre com a violência perpetrada por grupos armados e cujo Governo depende do apoio de mercenários russos do Grupo Wagner e de uma força de paz da ONU (MINUSCA) para reforçar a segurança.

As urnas abriram oficialmente às 6h00 locais (5h00 em Lisboa), embora muitas tenham começado o dia com um atraso significativo, nomeadamente na capital, como noticia a agência espanhola EFE.

Devido aos atrasos iniciais, é possível que algumas assembleias de voto permitam que os eleitores votem após a hora oficial de encerramento.

Sete candidatos disputam a presidência, incluindo Touadéra, bem como os ex-primeiros-ministros Anicet-Georges Dologuélé e Henri-Marie Dondra, os seus dois principais rivais.

O candidato que obtiver mais de 50% dos votos será eleito à primeira volta, caso nenhum candidato atinja essa percentagem, haverá lugar a uma segunda volta.

No poder desde 2016, Touadéra não poderia voltar a candidatar-se se não tivesse promovido um polémico referendo em 2023, boicotado pela oposição, que aprovou uma emenda constitucional alargando o mandato presidencial de cinco para sete anos e eliminando o limite de dois mandatos. Esta emenda permitiu que o Presidente de 68 anos se candidatasse a um terceiro mandato.

Uma plataforma de oposição, o Bloco Republicano para a Defesa da Constituição (BRDC), boicotou as eleições, alegando condições injustas e falta de diálogo.

Desde o final de 2012 que a República Centro-Africana vive uma guerra civil intermitente que resultou em milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

Apesar de vários acordos de paz e de processos de diálogo com grupos armados, a violência não desapareceu por completo, refere a EFE.

Leia Também: Cerca de 2,3 milhões de centro-africanos votam hoje em eleições gerais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910559/mesas-de-voto-ja-fecharam-na-republica-centro-africana#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes