Mercosul. Governo francês supera duas moções de censura contra acordo

  • 14/01/2026

Apenas 256 deputados, dos 288 necessários, votaram a favor da moção de censura contra o executivo apresentada pelo partido da esquerda radical França Insubmissa (LFI), enquanto a da União Nacional (extrema-direita) teve ainda menos apoio, 142 parlamentares.

 

Os dois principais grupos da oposição apresentaram estas moções de censura com o argumento de que o governo e o presidente francês, Emmanuel Macron, não fizeram tudo o que podiam para impedir o acordo com o Mercosul, que contou com a rejeição unânime dos grupos políticos franceses e a forte oposição dos agricultores, expressa em manifestações de rua.

Estas iniciativas tinham poucas hipóteses de avançar, pois não contaram com o apoio dos socialistas e da direita moderada, que se juntaram à coligação 'macronista' para manter o executivo.

Lecornu ganha assim tempo e sai algo reforçado ao mostrar que existe uma maioria na câmara baixa na qual se pode apoiar, sobretudo na procura de acordo para um orçamento para 2026, a prioridade legislativa do chefe do Governo.

O primeiro-ministro francês acusou a oposição de apresentar estas moções de censura para atrasar os debates sobre o orçamento, decisão que tomaram com base "na calúnia".

"A posição de França é a rejeição total da assinatura do tratado", reiterou Lecornu, que pediu para não enganarem os agricultores, que temem pelo futuro das explorações se o acordo com o Mercosul avançar.

Perante aqueles que o acusaram de não ter usado todo o peso da França na UE para impedir um tratado que será assinado no sábado, Lecornu afirmou que a bola está agora nas mãos do Parlamento Europeu.

Por esta razão, pediu unidade dos diferentes grupos para que esta câmara possa apresentar recurso junto do Tribunal de Justiça da UE, o único que pode paralisar a entrada em vigor do tratado.

"Só pode ser travado por um apelo do Parlamento Europeu. Não façam os agricultores acreditar em coisas falsas", disse o governante francês.

Além disso, alertou para o risco de instabilidade imposto por ataques permanentes ao Governo no atual contexto internacional complexo: "Votar a favor de uma moção de censura neste momento teria um impacto pelo qual o povo francês pagaria", afirmou.

A porta-voz da LFI, Mathilde Panot, acusou o Governo de "capitular perante a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen", e denunciou a detenção de vários agricultores nos protestos, numa repressão que considerou "implacável para defender os interesses do dinheiro".

A deputada de extrema-direita Hélène Laporte acusou Macron de manter "uma posição contraditória" e de não usar todos os instrumentos posssíveis para bloquear o acordo com o Mercosul, incluindo a posição como segundo maior contribuinte para o orçamento da UE.

Os protestos dos agricultores franceses prosseguiam em algumas cidades do país, como Toulouse (sul), onde oito manifestantes foram presos por motins.

O Conselho da União Europeia anunciou na sexta-feira a aprovação do acordo comercial com quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) .

Este acordo, que abrange 700 milhões de cidadãos, vai ser assinado no sábado, no Paraguai, com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, António Costa.

O acordo UE-Mercosul vai permitir aos europeus exportar mais veículos, maquinaria, vinhos e bebidas espirituosas para a América do Sul e facilitar a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja.

Leia Também: Mercosul. Costa e von der Leyen reúnem-se com Lula antes da assinatura

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919492/mercosul-governo-frances-supera-duas-mocoes-de-censura-contra-acordo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes