Mercedes-Benz entra nos robotáxis em Abu Dhabi
- 10/12/2025
A Mercedes-Benz e a chinesa Momenta Global anunciaram uma parceria para serviços de transporte em carros autónomos (robotáxis) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com a Bloomberg, os carros com Nível 4 de automação ficarão ao dispor da Lumo Mobility. Terão por base a próxima geração da Classe S, cujo lançamento está previsto para janeiro. Neste patamar de autonomia, a tecnologia permite que os condutores tirem a mão do volante e desviem os olhos da estrada.
O software será o novo sistema operativo MB.OS do fabricante alemão, que permite a inclusão de aplicações complexas de parceiros sem perder o controlo.
A parceria prevê o apoio da Lumo para as operações. A empresa é subsidiária do K2 Group, a quem foi autorizada a operação de automóveis de transporte autónomos no território dos Emirados Árabes Unidos.
Atualmente, a Momenta - uma das empresas chinesas líder em soluções de software de condução autónoma - também fornece sistemas à BMW AG na China. A partir do próximo ano, vai participar num projeto piloto de robotáxis da Uber na Alemanha.
Robotáxis ganham espaço
Há cada vez mais empresas a explorarem serviços de robotáxi em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos da América, a Waymo está em destaque com a sua frota de Jaguar e milhares de viagens todos os meses, enquanto a Tesla está a dar os primeiros passos em cidades como Austin ou San Francisco.
Também há serviços na China e intenções de trazê-los para a Europa - como por exemplo uma iniciativa da Baidu e da Lyft que chegará à Alemanha no próximo ano. No Médio Oriente, também em Abu Dhabi, recentemente estrearam-se os táxis autónomos da Uber, que colabora com a WeRide.














