Menu de luxo! O que se serve na mesa de Natal da família real britânica?
- 25/12/2025
Para a família real britânica, Natal é sinónimo de mesa recheada de iguarias típicas da época.
O ex-chef dos Windsor, Darren McGrady, que colaborou com a rainha Isabel II e a princesa Diana, revelou alguns dos segredos culinários à revista Hello!, já que esteve à frente de cerca de sete jantares de Natal para a família.
O pequeno-almoço da família real britânica
De manhã é que se começa o dia e nada como ovos, bacon, cogumelos, arenque fumado e rins grelhados. Já as mulheres da família comem algo mais leve como frutas fatiadas, meia toranja, torradas e café.
O almoço da realeza britânica
Para o chef, esta refeição era "sem graça" já que era sempre a mesma coisa: peru. "Não serviam presunto nem nada do género, só o tradicional peru. Nós fazíamos três perus para a rainha e para a sua família na sala de jantar real, um para a creche das crianças e mais alguns para os cerca de 100 funcionários, toda a gente tinha um almoço de Natal", referiu McGrady.
Os Windsor comiam "peru com diferentes recheios como sálvia e cebola e castanha, e acompanhamentos como batatas assadas, puré de batata, pastinacas e couve-de-bruxelas. A sobremesa era também o tradicional pudim.
"O pudim era feito em ramequins, desenformado, decorado com azevinho, regado com conhaque e então o mordomo do palácio levava-o , em chamas, para a sala de jantar real", explicou.
O chá da tarde
O famoso chá das cinco era composto essencialmente por doces. "Era sempre o tronco de Natal de chocolate, uma variação do bolo de aniversário de chocolate, scones, tortas de carne picada, diferentes tipos de sanduíches e o bolo de Natal com frutas.", explicou.
O jantar de Natal
A última refeição do dia era mais "elaborada" que o almoço. Foie gras (alimento entretanto abolido por Carlos III), queijos e um grande presunto de York decorado", referiu. Para além disso era servida carne.
"Depois de fatiar toda a carne, a rainha pedia ao mordomo que servisse uma bebida ao chef de cozinha, que recebia um uísque, brindavam e agradeciam o seu esforço", referiu, por fim, Darren McGrady.














