Menino Jesus nasceu... em ambulância dos bombeiros da Trofa. Ora veja
- 26/12/2025
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa partilhou uma mensagem de Natal um pouco diferente, recorrendo à atualidade do país e colocando uma pitada de humor.
Foi através de um vídeo publicado nas redes sociais que os bombeiros da Trofa desejaram um feliz Natal aos seus seguidores. Nas imagens, é possível ver-se Maria a dar à luz... numa ambulância. E, assim, nasceu o menino Jesus.
"Neste Natal, lembramos que nem todos os milagres esperam pelo hospital. Alguns chegam cá antes do previsto, dentro de uma ambulância, no meio da pressa, onde o inesperado é rotina e cada nova vida é o maior presente", pode ler-se na legenda.
Um vídeo que reflete a atualidade do país, uma vez que, este ano, foram vários os bebés que nasceram em ambulâncias a caminho dos hospitais.
"Entre mãos que acalmam, equipas que correm e olhares que tranquilizam, estamos sempre prontos para transformar momentos de urgência em histórias que aquecem o coração. Porque o Natal também é isto: chegadas inesperadas, sorrisos emocionados e pessoas que fazem a diferença quando mais se precisa", referem.
Veja o vídeo abaixo:
Já no dia 24 de dezembro, noite da Consoada, os bombeiros da Trofa partilharam uma fotografia de Maria, José e do menino Jesus, junto de duas bombeiras: "Última hora: Já nascei o menino!".
"No país onde cada vez mais bebés nascem no caminho, há histórias que começam onde menos se deveria esperar. Hoje, celebramos o nascimento do menino Jesus, acompanhado de Maria e José, pela tradição e porque se tornou parte da nossa rotina", lê-se.
E acrescentam: "Entre falhas que não deveriam existir e distâncias que não deveriam ser motivo de desespero, continuamos a fazer o que melhor sabemos: estar onde a vida nos chama, mesmo quando a vida chega apressada demais".
Recorde-se que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o número de partos em ambulâncias, só entre 1 de janeiro e 14 de setembro, já ultrapassou o total registado nos três anos anteriores.
Verificaram-se 25 partos em ambulâncias em 2022, 18 em 2023 e 28 em 2024, mas, até 14 de setembro deste ano, o INEM já tinha registo de 32, a que se somam mais dois assistidos pelos bombeiros da Moita nas últimas semanas.
Numa audição parlamentar, em setembro, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, referiu que este ano foram registados cerca de 150 partos em ambiente extra-hospitalar, ou seja, em ambulâncias, na rua ou em casa.














