Mendes quer estabilidade para "aumentar salários" e "baixar impostos"

  • 14/01/2026

"Quero ser o Presidente que vai defender a estabilidade para Portugal, a estabilidade que permite aumentar salários, aumentar pensões e baixar os impostos. É a estabilidade a favor das pessoas, sobretudo do povo, que passa mais dificuldades", afirmou.

 

A dois dias do final da campanha eleitoral, o candidato apoiado por PSD e CDS-PP passou pela sua terra natal, Fafe, no distrito de Braga, e voltou a apelar ao voto útil.

"Não pode haver grande dispersão de votos, tem de se concentrar votos. Há pessoas às vezes que dizem: 'à segunda volta eu voto em si'. Não, tem de ser à primeira volta, porque se não for à primeira volta não há segunda volta", avisou.

Falando aos apoiantes durante uma arruada, em cima de um banco de jardim, e com a ajuda de um megafone, Luís Marques Mendes referiu o facto de ter ao seu lado o presidente da Câmara, Antero Barbosa, eleito pelo PS, que o apoia nestas eleições, bem como outros antigos autarcas, para assinalar que "é assim" que quer "ganhar a eleição no próximo domingo", com "pessoas à direita ou pessoas à esquerda".

"Pessoas mais do centro-direita ou mais do centro-esquerda, pessoas que querem o melhor para Portugal. Eu quero unir todas estas pessoas, porque todas são importantes e Portugal precisa de todas. É este o meu objetivo, o objetivo de unir", indicou.

O candidato defendeu também que Belém não precisa de "uma pessoa que anda permanentemente a mudar de ideias e de comportamentos", mas sim de "uma pessoa experiente, estável, preparada, que não muda de opinião consoante as circunstâncias".

"Que sabe muito bem onde tem a cabeça e que não anda aqui com exercícios de imaturidade ou de precipitação. É essa a minha atitude", acrescentou, numa referência ao adversário João Cotrim Figueiredo.

Momentos antes, em declarações aos jornalistas, Marques Mendes disse que o regresso do líder do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, à sua campanha, "já estava previsto" e não se deveu às sondagens.

"Já estava previsto desde o início que ele participaria antes da campanha e depois na parte final da campanha. Já estava previsto há 15 dias ou mais", referiu.

O candidato apoiado por PSD e CDS-PP considerou que "há sondagens para todos os gostos e está tudo completamente em aberto".

Mendes indicou que estes últimos dias quer falar, sobretudo, "para os indecisos e para as pessoas que podem mudar ainda o sentido do voto".

Luís Marques Mendes afirmou também que são os portugueses que vão decidir os dois candidatos que passarão a uma eventual segunda volta, não querendo antecipar cenários.

"Eu cá no meu íntimo - não minto - tenho as minhas ideias, mas não devo transmitir publicamente. Eu neste momento estou apenas e só empenhado em ser uma das pessoas que vai passar à segunda volta. Eu vou passar à segunda volta e acho que vou passar em primeiro lugar, é a minha convicção", reiterou.

Mais à frente, a comitiva parou num café e aguardou pela divulgação dos resultados da sondagem do Now, canal que estava ligado na televisão do estabelecimento, que o coloca em segundo lugar, atrás de André Ventura.

Os números foram recebidos com palmas pelos apoiantes de Marques Mendes concentrados no café e, aos jornalistas, o candidato disse que este estudo de opinião lhe dá "uma grande esperança, mas não surpreende".

"Aquilo que diz esta sondagem é aquilo que eu sinto na rua, entusiasmo, apoio, uma campanha em crescente. E a partir de agora, o que esta sondagem mostra é aquilo que eu tenho sublinhado, está tudo em aberto, tudo pode acontecer", acrescentou.

Leia Também: Montenegro na campanha por perceção que Mendes "não vai à 2.ª volta"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2919417/mendes-quer-estabilidade-para-aumentar-salarios-e-baixar-impostos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes