Mendes Lopes diz que Pinto é "contraponto" a país de "cada um por si"

  • 16/01/2026

Isabel Mendes Lopes, que discursava no comício de encerramento da campanha de Jorge Pinto, no Teatro da Luz, em Lisboa, lamentou que haja candidatos a "defender abertamente uma Constituição diferente" e disse que o "regime está em risco", uma vez que o que antes era consensual, como o respeito pelas instituições e a boa educação, "está posto em causa porque o ódio é mais imediato, gera mais atenção, provoca mais reações".

 

"Ninguém aqui tem dúvidas, ninguém aqui tem dúvidas de que agora o país está muito mais alerta para o risco e o perigo de uma revisão constitucional e é assim porque o Jorge Pinto trouxe este tema para a campanha, trouxe este risco para a campanha e obrigou vários dos candidatos a posicionarem-se relativamente a este perigo de revisão constitucional", frisou.

A porta-voz do Livre argumentou que, se "as instituições deixam de merecer confiança", resta o "salve-se quem puder e o cada um por si" onde se "sabe bem quem ganha".

"Ganha quem espezinha, quem abusa, quem explora os outros, e é por isso que nós, na verdade, assistimos a todos estes projetos de poder, em Portugal e em todo o mundo. Os projetos de poder que querem trazer a bandalheira, que querem achincalhar a política", acrescentou.

Isabel Mendes Lopes defendeu que, para impedir estes projetos políticos, é necessário um "contraponto como o Jorge Pinto", alguém que se "apresenta com verdade e que tem a coragem de dizer que a democracia é uma construção coletiva" que precisa de confiança "unos nos outros".

A líder parlamentar do Livre disse também que, mais do que um contraponto, Jorge Pinto "é alguém que teve a coragem de trazer a palavra amor para uma eleição presidencial".

"E não é de somenos trazer a palavra amor para o discurso político. Ontem no Porto eu falei sobre como as palavras são importantes e são mesmo porque o que nós dizemos, a maneira como dizemos, não é de todo irrelevante porque são as palavras que nos unem, que definem o contexto em que nós vivemos", frisou.

Isabel Mendes Lopes elogiou ainda o candidato por, "numa altura em que o discurso político está tão polarizado, está tão marcado pelo ódio, pelo jogo político, pelas tricas", ter a "coragem de usar a palavra amor e recentrar o debate naquilo que interessa".

Leia Também: Jorge Pinto critica quem promove "nacionalismo bacoco"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2921015/mendes-lopes-diz-que-pinto-e-contraponto-a-pais-de-cada-um-por-si#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes