Mendes diz que se distingue de adversários por liderança "firme"

  • 10/01/2026

"Acho que isto faz muito a diferença hoje em Portugal. Nós temos alguns candidatos que são tranquilos, mas não são líderes, e nós temos outros que podem ter algum tipo de perfil de liderança, mas querem fomentar permanentemente a intranquilidade em Portugal", afirmou o candidato apoiado por PSD e CDS-PP.

 

Mendes falava num jantar-comício na Lousã (distrito de Coimbra), onde discursou também o vice-presidente dos sociais-democratas e ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Luís Marques Mendes defendeu que "o país precisa e merece tranquilidade" e, por isso, tem insistido em duas questões que considera essenciais: a moderação e a estabilidade, mesmo que admita "não serem mediáticas".

Numa intervenção que começou depois das 23:00 e demorou mais de meia hora, o candidato deixou também um apelo aos portugueses que votarão nas presidenciais de forma antecipada no próximo domingo, reiterando a importância do valor da experiência.

"Dou-vos um exemplo: alguém que nunca passou pelo governo, que não tem experiência governativa, pode ser Presidente da República? Poder, pode, mas não é a mesma coisa comparado com alguém que tem experiência governativa", defendeu.

Marques Mendes pediu desculpa por ter chegado mais tarde ao jantar -- cerca das 21:00 -, justificando com a participação no Conselho de Estado, que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, e que terminou já depois das 19:00.

Num território do interior, o candidato prometeu não se esquecer destas regiões se for eleito.

"De um modo geral, a comunicação social não liga nada a este tema. De um modo geral, a chamada bolha política e mediática não liga nada a esta questão da desertificação, do despovoamento do interior, mas, se eu for Presidente da República, ligarei muito, mas mesmo muito à questão central do desenvolvimento do interior", assegurou.

O candidato defendeu, por exemplo, que possa ser feita uma diferenciação fiscal positiva para os investimentos no interior.

"Enquanto há aí alguns dos meus candidatos adversários preocupados com casos e com casinhos, eu estou preocupado com as grandes causas que possam mudar, reformar e transformar Portugal. Para pequeno já chego eu, Portugal é um país pequeno, mas nunca será comigo um país irrelevante", assegurou.

Marques Mendes elogiou Miguel Pinto Luz, como "um dos mais poderosos e competentes" ministros do Governo PSD/CDS-PP, e referiu que teve na sexta-feira "uma vitória pessoal e política", com a aprovação no parlamento do pacote de habitação do executivo.

"É, ao mesmo tempo, uma grande vitória no setor da habitação, uma grande vitória para o país, de uma lei para permitir baixar impostos no domínio da habitação, para a construção e designadamente do arrendamento e da construção", disse, lamentando que em Portugal se discuta mais "o acessório e conjuntural" do que o essencial e estrutural.

O candidato deixou também um rasgado elogio ao eurodeputado Sebastião Bugalho, que tem acompanhado muitas das suas ações de campanha.

"É o talento em pessoa, é talento à direita, à esquerda, é talento às segundas, às terças, às quartas e às quintas. Ficam a saber, olhem para aquilo que eu vos digo: vocês durante muitos anos vão ouvir falar dele e vão ouvir falar cada vez mais dele, tenham a certeza absoluta", afirmou o antigo comentador televisivo.

Marques Mendes saudou ainda o acordo aprovado na sexta-feira entre a União Europeia e o Mercosul, considerando que nunca teria existido sem a moderação que defende.

"Num momento em que é cada vez mais difícil exportar para os Estados Unidos, passa a haver aqui uma grande alternativa. Hoje ficou aberta a possibilidade desse acordo, que demorou 25 anos a concretizar. Imaginem que não havia moderação, que não havia equilíbrio, então nem daqui a 25 anos tínhamos concretizado este grande projeto", disse, lamentando, também aqui, a pouca atenção mediática dada ao tema.

[Notícia atualizada às 00h30]

Leia Também: Marques Mendes? "Na pole position para chegar à 2.ª volta", diz Pinto Luz

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2916897/mendes-diz-que-se-distingue-de-adversarios-por-lideranca-firme#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes