Membro das forças de segurança morto durante manifestações no Oeste do Irão

  • 01/01/2026

"Um membro da Bassidj da cidade de Kouhdasht, com 21 anos, foi morto esta noite por manifestantes, enquanto defendia a ordem pública", anunciou a televisão estatal, citando o vice-governador da província de Lorestan (oeste), Said Pourali.

 

Trata-se da primeira vítima oficialmente registada desde o princípio, no domingo, destes ajuntamentos inicialmente pacíficos, em Teerão, e que se alastraram desde então a outras cidades e universidades.

As forças do Bassidj são milícias de voluntários islâmicos, afiliadas aos Guardas da Revolução, o exército ideológico da República Islâmica.

"Durante os protestos em Kouhdasht, 13 polícias e membros do Bassidj ficaram feridos por pedradas", acrescentou Pourali.

Esta cidade, com cerca de 90.000 habitantes, está situada a 550 quilómetros da capital, onde no domingo começaram os protestos quando os comerciantes de diversos mercados e centros comerciais do centro e sul de Teerão fecharam as suas lojas e marcharam pelas ruas adjacentes em resposta às fortes oscilações do mercado cambial, à queda acentuada do valor do rial e à instabilidade económica.

As manifestações continuaram na segunda-feira e alastraram-se a outras cidades, como Malard (na província de Teerão), Karaj (norte), Kerman (sudeste), Zanyan e Hamadan (noroeste) e à ilha de Qeshm (sul).

Em alguns destes protestos, ouviram-se palavras de ordem contra a República Islâmica, como "Morte ao ditador", de acordo com vídeos publicados por ativistas nas redes sociais.

O Governo iraniano reconheceu já a legitimidade dos protestos contra as dificuldades económicas e defendeu o diálogo com os manifestantes, prometendo implementar reformas para preservar o poder de compra dos cidadãos.

O Irão enfrenta uma inflação anual superior a 42%, enquanto a inflação entre novembro e dezembro atingiu os 52% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, a moeda iraniana perdeu, este ano, 69% do valor face ao dólar.

Leia Também: Dia a dia, de janeiro a dezembro: Ainda se lembra? A cronologia de 2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912192/membro-das-forcas-de-seguranca-morto-durante-manifestacoes-no-oeste-do-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes