Meloni pede "mais tempo" para decidir sobre adesão a Conselho de Paz

  • 21/01/2026

"Estamos abertos, disponíveis e interessados pelo menos por duas razões, sendo a primeira que Itália pode desempenhar um papel único na aplicação de um Plano de Paz para o Médio Oriente e na construção da solução de dois Estados", declarou, numa entrevista ao programa "Porta a Porta", excertos da qual foram noticiados pela imprensa.

 

Meloni afirmou também que não aderir a esta iniciativa de Trump "não seria uma escolha sábia para Itália e para a Europa", porque se trata de "uma proposta interessante".

"Para nós, há um problema de compatibilidade constitucional, porque, ao lermos o estatuto, encontrámos alguns elementos de incompatibilidade com a nossa Constituição", referiu, contudo.

E acrescentou: "Certamente, isso não nos permite assinar amanhã; precisamos de mais tempo. Há trabalho a fazer e a minha posição continua a ser de abertura".

Trump presidirá, na quinta-feira em Davos (Suíça), onde decorre esta semana o Fórum Económico Mundial, à cerimónia de criação do Conselho de Paz, um novo organismo internacional promovido pelo político republicano com o objetivo de pôr fim aos conflitos armados.

A chefe do executivo italiano confirmou, assim, que Itália não vai juntar-se, pelo menos para já, ao Conselho Internacional de Paz com o qual Trump pretende monitorizar o cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O acordo de cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro de 2025 entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza constituiu a primeira fase de um plano de paz proposto pelo Presidente norte-americano, após negociações indiretas mediadas pelo Egito, Qatar, Estados Unidos e Turquia.

Esta fase da trégua envolveu a retirada parcial do Exército israelita para a denominada "linha amarela" demarcada pelos Estados Unidos, linha divisória entre Israel e a Faixa de Gaza, a libertação de 20 reféns vivos em posse do Hamas e de 1.968 prisioneiros palestinianos.

O cessar-fogo visa pôr fim a dois anos de guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque de 07 de outubro de 2023 do Hamas a Israel, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 251 sequestradas.

No entanto, desde 10 de outubro de 2025, mais de 400 palestinianos foram mortos por fogo israelita na Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.

A retaliação de Israel fez mais de 71.550 mortos - entre os quais mais de 20.000 crianças - e mais de 172.000 feridos, na maioria civis, segundo números atualizados (com as vítimas das quebras do cessar-fogo por Israel) pelas autoridades locais, que a ONU considera fidedignos.

Leia Também: Meloni lamenta a morte de Valentino, "símbolo eterno da alta costura italiana"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923846/meloni-pede-mais-tempo-para-decidir-sobre-adesao-a-conselho-de-paz#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes