Melo pede "esforço" para que recrutamento de militares não seja "pontual"

  • 27/01/2026

À chegada a Istambul, na Turquia, para onde voou de Portugal numa aeronave KC-390, para avaliar investimentos nas indústrias do setor, Nuno Melo salientou que "esta visita está alinhada com as circunstâncias" do contexto atual e que o país está a investir no setor militar, mas não quer limitar-se a adquirir capacidades.

 

"Queremos um retorno que seja óbvio para a economia portuguesa e, por isso, também com o envolvimento das nossas empresas no ciclo, ou da produção, ou da manutenção", salientou, dando como exemplo a própria aeronave KC-390, um avião de transporte militar multifacetado que o Estado português tem adquirido à construtora aeronáutica brasileira Embraer, adaptando-o, através de tecnologia nacional, aos padrões da NATO e da União Europeia.

Interrogado sobre se o país tem recursos humanos suficientes para operar esses equipamentos, Nuno Melo respondeu que o seu Governo "começou pelas pessoas", investindo no aumento de salários e suplementos.

"Hoje são mais os militares que entram nas Forças Armadas do que os que saem, mas este é o início de um ciclo. E este esforço tem de ser persistente para que o que vamos tendo não seja um fenómeno casual, pontual", realçou.

Na opinião do governante, "esta consistência há de ser medida todos os anos em mais militares a quererem entrar para o Exército, para a Marinha, para a Força Aérea, e menos militares a saírem das Forças Armadas".

Sobre a visita a Istambul, Nuno Melo destacou que irá visitar o primeiro de dois navios reabastecedores que vão reforçar a Marinha portuguesa -- o Navio da República Portuguesa (NRP) "Luís de Camões" -  e que está a ser construído nos estaleiros da ADA, em Tuzla.

Nuno Melo salientou que a Turquia não é membro da União Europeia, mas é "um dos países mais importantes" no seio da NATO.

O ministro realçou que na comitiva portuguesa estão vários representantes das indústrias de Defesa, incluindo o presidente do Conselho de Administração da IdD Portugal Defence, Ricardo Pinheiro Alves, "para avaliar possibilidades" e para que as empresas nacionais mostrem "o que fazem nos diferentes domínios: terra, ar, mar, espaço".

Além da visita a Istambul, até quinta-feira, Nuno Melo irá ainda até Varsóvia, capital da Polónia, no final da semana.

Leia Também: Nuno Melo lamenta morte de militar em Lamego: "Tudo será apurado"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927272/melo-pede-esforco-para-que-recrutamento-de-militares-nao-seja-pontual#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes