Mélenchon rejeita influência islâmica no partido França Insubmissa

  • 06/12/2025

Numa audiência perante uma comissão de inquérito da Assembleia Nacional francesa, Mélenchon insistiu que a LFI "nunca aceitará a infiltração religiosa" e que um dos "pilares básicos" da sua formação é "o laicismo do Estado".

 

O líder referiu ainda que a própria comissão de inquérito sobre potenciais relações entre partidos políticos e movimentos islâmicos recebeu "documentos que os tornam totalmente inocentes".

Concretamente, referiu-se ao facto de nenhum dos responsáveis dos serviços de inteligência que prestaram declarações ter estabelecido qualquer ligação entre a doutrina islâmico e a LFI.

O veterano político de 74 anos, que depois de ter passado pelo trotskismo na sua juventude, fez parte durante mais de um quarto de século do Partido Socialista, com o qual chegou a ser ministro entre 2000 e 2002 e com o qual rompeu em 2008, recordou a sua trajetória política e a sua evolução com alguns aspetos relacionados com a religião.

Quanto às críticas pelo uso profuso do termo islamofobia, Mélenchon justificou a sua pertinência porque "é um termo de uso internacional" e "particularmente adequado" para se referir a "comportamentos irracionais" contra muçulmanos de movimentos extremistas.

De qualquer forma, quis enfatizar que não se deve confundir "o Islão com o islamismo" nem "o islamismo com o terrorismo".

O presidente da comissão de investigação, Xavier Breton, do partido conservador Os Republicanos (LR), tentou amenizar a tensão que reinava no início da sessão, afirmando que a comissão "não é um tribunal".

Antes de Mélenchon, também compareceu na terça-feira a líder dos ecologistas franceses, Marine Tondelier, que se queixou da forma como esta instância tinha sido constituída e da maneira como os seus membros formulavam as perguntas, considerando que alimenta um "clima de suspeita permanente" em relação aos muçulmanos franceses.

Leia Também: Extrema-direita e esquerda radical prometem censurar governo de Lecornu

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900633/melenchon-rejeita-influencia-islamica-no-partido-franca-insubmissa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes