MEE destaca dedicação de ex-presidente do Eurogrupo

  • 19/11/2025

"O Mecanismo Europeu de Estabilidade [MEE] reconhece que Paschal Donohoe anunciou a sua demissão do cargo de presidente do Eurogrupo. Deixará também de exercer o cargo de presidente do Conselho de Governadores do mecanismo, cargo que ocupava desde julho de 2020", indica o organismo em comunicado.

 

Na nota à imprensa, um dia após a demissão de Donohoe e dias antes de este assumir o novo cargo, o diretor-geral do MEE, Pierre Gramegna, "expressa a sua sincera gratidão a Paschal, na qualidade de presidente do Conselho de Governadores, pela sua dedicação no apoio às iniciativas e atividades da instituição".

Destacando as suas "liderança e orientação excecionais na promoção de reformas", Pierre Gramegna destaca que o papel do até agora presidente do Eurogrupo "foi fundamental para enfrentar desafios sem precedentes, incluindo as consequências da pandemia de covid-19 e as turbulências geopolíticas, que exerceram uma forte pressão sobre as finanças públicas".

O Conselho de Governadores continuará o seu trabalho no âmbito do quadro de governação estabelecido e preparará a designação de um novo presidente.

O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, vai deixar o cargo que ocupa desde 2020 e para o qual foi recentemente reeleito para se tornar, na próxima segunda-feira, diretor executivo do Banco Mundial, anunciou a instituição financeira global, destacando a sua "vasta experiência que abrange os setores público e privado".

Paschal Donohoe, que foi eleito presidente do Eurogrupo pela primeira vez em julho de 2020 e depois reeleito em dezembro de 2022 e em julho de 2025, terá de ser assim substituído no cargo, num processo de candidatura e seleção que acontecerá após a sua saída, na próxima segunda-feira, mas para o qual ainda não existe um calendário definido, indicou hoje à Lusa fonte oficial do fórum que reúne os ministros da área do euro.

Num comunicado divulgado em Bruxelas, Paschal Donohoe descreveu a "oportunidade de exercer o cargo de presidente do Eurogrupo" como "uma das maiores honras" da sua vida profissional, recordando desafios como a pandemia de covid-19, a inflação recorde devido à guerra da Ucrânia e as novas prioridades comunitárias.

De acordo com os métodos de trabalho do Eurogrupo, o fórum informal da moeda única vai agora selecionar um novo presidente o mais rapidamente possível.

Entretanto, o ministro das Finanças de Chipre, Makis Keravnos, assume as funções de presidente interino do Eurogrupo, dada a presidência cipriota do Conselho da UE do primeiro semestre de 2026.

O presidente do Eurogrupo preside às reuniões, estabelece as respetivas ordens do dia, elabora o programa de trabalho a longo prazo e representa o Eurogrupo nas instâncias internacionais.

Os membros deste organismo elegem o seu presidente para um mandato de dois anos e meio por uma maioria simples dos votos.

Leia Também: Presidente do Eurogrupo deixa cargo para ser diretor do Banco Mundial

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2890770/mee-destaca-dedicacao-de-ex-presidente-do-eurogrupo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes